Durante o Seminário, acontece a entrega do “Prêmio Isto é Mato Grosso do Sul”, com apresentação de Gabriel Sater e show do Chalana de Prata
Campo Grande (MS) – De 19 a 21 de novembro, a Fundação de Turismo de MS realiza o Seminário Isto é Mato Grosso do Sul – edição 2019. Serão três dias de exposições, mostras, palestras e painéis focados na evolução do turismo do estado, do Brasil e do mundo digital. O evento é gratuito e tem o apoio do Sebrae MS, Fundação de Cultura do MS, Fundesporte e acontece no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. Faça sua inscrição através do link: https://forms.gle/TALePbkNQqLWPEfn8
……………………………………………………
19 de novembro
- Auditório Germano Barros de Souza
08h30 CREDENCIAMENTO
09h Reunião aberta: INOVAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA NO TURISMO – Políticas e estratégias de desenvolvimento para o turismo de MS – Programas, Plano Estadual de Turismo, IGRs e Observatórios de turismo. Malha aérea regional, estrutura e demanda.
10h30 Palestra BIRDWATCHING – A economia do birdwatching: uma análise dos hábitos e práticas dos observadores de aves no Brasil e seus impactos para o turismo e conservação
Palestrante: Guto Carvalho – criador e organizador do Encontro Brasileiro de Observação de Aves – AvistarBrasil
Painel: Guto Carvalho / Edson Moroni / Ney Gonçalves – Com apresentação dos cases de sucesso Buraco das Araras, Pousada Aguapé e Operadora Impacto
12h Almoço livre
14h Palestra: TURISMO DE AVENTURA PARA O MS, UMA NOVA EXPERIÊNCIA – Caminhar para conservar, com geração de renda.
Palestrante: Luiz Aragão – Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, Associação Trilha Transmantiqueira (ATT), Conselho Consultivo da Trilha Transespinhaço (MG)
Painel: Luiz Aragão / Cel. Niedson / Mara Caseiro / Carlos Porto – Demarcação do Itinerário do episódio histórico denominado “Retirada da Laguna”, entrega da solicitação de abertura do Processo de Registro do Itinerário da Retirada da Laguna como Bem Imaterial de MS e apresentação de projeto turístico, esportivo e cultural.
16h Palestra: ECONOMIA CRIATIVA – Inovação e Sustentabilidade no Turismo – conceitos, características, spin offs, economia criativa, casos práticos.
Palestrante: Décio Coutinho – Mestre em Gestão do Patrimônio Cultural e gestor em Cultura e Economia Criativa
17h Reunião aberta: CHAMA DA PAZ DA RETIRADA DA LAGUNA Proposta cultural
Mediador: Moacir Lacerda
- Auditório Manoel de Barros
19h Abertura Oficial: SEMINÁRIO ISTO É MATO GROSSO DO SUL – INOVAÇÃO, TENDÊNCIAS E OPORTUNIDADES
19h30 PRÊMIO ISTO É MATO GROSSO DO SUL
Apresentação: Gabriel Sater – Entrega do “Prêmio Isto é Mato Grosso do Sul” aos destaques do turismo de MS. Serão premiados profissionais que tenham atuado de maneira criativa, inovadora e proativa para o desenvolvimento do turismo do Estado de Mato Grosso do Sul. São três finalistas em cada uma das oito categorias. O vencedor receberá um troféu que representa o Pantanal, Bonito-Serra da Bodoquena e Cerrado, confeccionado pelo artista plástico Mauro Yanaze:
- CATEGORIA ACADEMIA (professores, pesquisadores, cientistas)
Daniela Sottili Garcia • Erick Pusch Wilke • Polliana Thomé
- CATEGORIA AGÊNCIAS E OPERADORAS
Carlos Iracy Coelho Neto • Joice Carla Santana Marques • Ney Gonçalves
- CATEGORIA ATRATIVOS TURÍSTICOS
Bruno Leite Miranda • Eduardo Folley Coelho • Modesto Sampaio
- CATEGORIA BARES, RESTAURANTES E SIMILARES
Jean Pierri P.B. Ogliari • João Rosa Vizcaino • Rodrigo Hata
- CATEGORIA GOVERNO
Nilde Clara de Souza Benites Brun • Rejane Sinaila D. Morinigo • Waldeli dos Santos Rosa
- CATEGORIA HOTELARIA
Marcelo Mesquita • Maria Marju Azambuja Venturini • Roberto Klabin
- CATEGORIA IMPRENSA E MÍDIAS SOCIAIS
Breno Teixeira • Mariana Barros de Oliveira • Silvio Andrade
- CATEGORIA ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS
Alvira Appel S. de Melo • Edison Ferreira de Araujo • Simone Mamede
21h SHOW ESPECIAL: Chalana de Prata. O grupo é formado por artistas considerados ícones da música sul-mato-grossense: Paulo Simões Guilherme Rondon, Celito Espíndola e Dino Rocha.
……………………………………………………
20 de novembro
- Auditório Germano Barros de Souza
09h Palestra: PESCA ESPORTIVA E BOAS PRÁTICAS – Impactos Socioambientais da Pesca Amadora e Esportiva
Palestrante: Lawrence Ikeda – Biólogo, foi aluno da primeira turma do primeiro curso de Biologia Marinha do Brasil. É apresentador do programa Biopesca, da FishTV.
Painel: Lawrence Ikeda / Joice Tur / Carlos Araújo / Julivan Trindade – Debate sobre o novo posicionamento estadual com o pesque e solte, com apresentação dos cases Pousada Asa Branca – São Miguel do Araguaia – GO, Pousada Rio Manso-MT, Joice Tur – Corumbá-MS
11h Palestra: TURISMO LGBT – O crescimento e as oportunidades do Turismo LGBT no Brasil e no mundo.
Palestrante: Alex Bernardes – diretor comercial da revista ViaG, única revista de Turismo LGBT do Brasil, idealizador e diretor geral do Fórum de Turismo LGBT do Brasil.
12h Almoço livre
14h Palestra: TECNOLOGIAS E COMUNICAÇÃO NO TURISMO – Produção de vídeo para negócios turísticos: como bons vídeos podem contribuir na promoção de destinos turísticos.
Palestrante: Camilo Coutinho – Estrategista digital com mais de 10 anos de experiência no mercado de internet e vídeos online. É criador do Upload Day, o único evento de estratégias de vídeos da América Latina, com foco em criação de conteúdo em vídeo.
Painel: Camilo Coutinho / Thiago Akira / Karla Cavalcanti – Uma imersão no mundo da produção audiovisual para internet e as principais tendências e técnicas para aplicar nas estratégias de Marketing Digital do seu negócio turístico. Uma visão estratégica da produção de conteúdo em vídeo como ferramenta de vendas e de relacionamento com turistas potenciais pela internet.
15h30 Palestra Show: EXPERIENCIAS DE TURISMO CRIATIVO – Modelos e histórias sobre turismo de base comunitária que deram certo e transformaram a realidade local.
Palestrante: Luciana Balbino – Consultora de turismo de base comunitária, empreendedorismo, turismo de experiência, turismo rural com foco na produção associada, economia criativa, desenvolvimento regional, educação empreendedora, educação do campo, e de associativismo. Suas atividades coordenando grupos de artesanato na comunidade da Chã de Jardim (Paraíba) fez o Restaurante Rural Vó Maria, o Camping e Hotel de Barracas Jardim Rural Encantado tornaram-se importante caso de sucesso do turismo e do empreendedorismo brasileiro, premiados como melhores do turismo da Paraíba, ABRAJET 2015, BRAZTOA de sustentabilidade 2015, referência nacional em Gastronomia 2016.
17h SHOW E COQUETEL DE ENCERRAMENTO – Com transmissão ao vivo do programa A Hora do Chamamé
……………………………………………………
21 de novembro
- Auditório Tertuliano Amarilha
08h Oficina: REDE BRASILEIRA DE TRILHAS DE LONGO CURSO –
sinalização das trilhas de longo curso e modelos de operação da atividade no turismo. Mediador: Luiz Aragão – Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, Associação Trilha Transmantiqueira (ATT), Conselho Consultivo da Trilha Transespinhaço (MG)
12h Almoço livre
14h Oficina: REDE BRASILEIRA DE TRILHAS DE LONGO CURSO –
sinalização das trilhas de longo curso e modelos de operação da atividade no turismo. Mediador: Luiz Aragão – Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, Associação Trilha Transmantiqueira (ATT), Conselho Consultivo da Trilha Transespinhaço (MG)
17h Encerramento
……………………………………………………
Débora Bordin – Fundação de Turismo de MS