Confira programação detalhada do Seminário de Turismo Isto é Mato Grosso do Sul

Categoria: Isto é Mato Grosso do Sul | Publicado: quarta-feira, novembro 13, 2019 as 16:23 | Voltar

Durante o Seminário, acontece a entrega do “Prêmio Isto é Mato Grosso do Sul”, com apresentação de Gabriel Sater e show do Chalana de Prata

Campo Grande (MS) - De 19 a 21 de novembro, a Fundação de Turismo de MS realiza o Seminário Isto é Mato Grosso do Sul - edição 2019. Serão três dias de exposições, mostras, palestras e painéis focados na evolução do turismo do estado, do Brasil e do mundo digital. O evento é gratuito e tem o apoio do Sebrae MS, Fundação de Cultura do MS, Fundesporte e acontece no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. Faça sua inscrição através do link: https://forms.gle/TALePbkNQqLWPEfn8

............................................................

19 de novembro

  • Auditório Germano Barros de Souza

08h30              CREDENCIAMENTO

09h                  Reunião aberta: INOVAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA NO TURISMO - Políticas e estratégias de desenvolvimento para o turismo de MS – Programas, Plano Estadual de Turismo, IGRs e Observatórios de turismo. Malha aérea regional, estrutura e demanda.

10h30             Palestra BIRDWATCHING - A economia do birdwatching: uma análise dos hábitos e práticas dos observadores de aves no Brasil e seus impactos para o turismo e conservação

Palestrante: Guto Carvalho - criador e organizador do Encontro Brasileiro de Observação de Aves - AvistarBrasil

Painel: Guto Carvalho / Edson Moroni / Ney Gonçalves - Com apresentação dos cases de sucesso Buraco das Araras, Pousada Aguapé e Operadora Impacto

12h                  Almoço livre

14h                  Palestra: TURISMO DE AVENTURA PARA O MS, UMA NOVA EXPERIÊNCIA - Caminhar para conservar, com geração de renda.

Palestrante: Luiz Aragão - Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, Associação Trilha Transmantiqueira (ATT), Conselho Consultivo da Trilha Transespinhaço (MG)

Painel: Luiz Aragão / Cel. Niedson / Mara Caseiro / Carlos Porto - Demarcação do Itinerário do episódio histórico denominado “Retirada da Laguna”, entrega da solicitação de abertura do Processo de Registro do Itinerário da Retirada da Laguna como Bem Imaterial de MS e apresentação de projeto turístico, esportivo e cultural.

16h                  Palestra: ECONOMIA CRIATIVA - Inovação e Sustentabilidade no Turismo – conceitos, características, spin offs, economia criativa, casos práticos.

Palestrante: Décio Coutinho - Mestre em Gestão do Patrimônio Cultural e gestor em Cultura e Economia Criativa

17h                  Reunião aberta: CHAMA DA PAZ DA RETIRADA DA LAGUNA Proposta cultural

Mediador: Moacir Lacerda

  • Auditório Manoel de Barros

19h                  Abertura Oficial: SEMINÁRIO ISTO É MATO GROSSO DO SUL - INOVAÇÃO, TENDÊNCIAS E OPORTUNIDADES

19h30              PRÊMIO ISTO É MATO GROSSO DO SUL

                        Apresentação: Gabriel Sater - Entrega do “Prêmio Isto é Mato Grosso do Sul” aos destaques do turismo de MS. Serão premiados profissionais que tenham atuado de maneira criativa, inovadora e proativa para o desenvolvimento do turismo do Estado de Mato Grosso do Sul. São três finalistas em cada uma das oito categorias. O vencedor receberá um troféu que representa o Pantanal, Bonito-Serra da Bodoquena e Cerrado, confeccionado pelo artista plástico Mauro Yanaze:

  • CATEGORIA ACADEMIA (professores, pesquisadores, cientistas)

Daniela Sottili Garcia • Erick Pusch Wilke • Polliana Thomé

  • CATEGORIA AGÊNCIAS E OPERADORAS

Carlos Iracy Coelho Neto • Joice Carla Santana Marques • Ney Gonçalves

  • CATEGORIA ATRATIVOS TURÍSTICOS

Bruno Leite Miranda • Eduardo Folley Coelho • Modesto Sampaio

  • CATEGORIA BARES, RESTAURANTES E SIMILARES

Jean Pierri P.B. Ogliari • João Rosa Vizcaino • Rodrigo Hata

  • CATEGORIA GOVERNO

Nilde Clara de Souza Benites Brun • Rejane Sinaila D. Morinigo • Waldeli dos Santos Rosa

  • CATEGORIA HOTELARIA

Marcelo Mesquita • Maria Marju Azambuja Venturini • Roberto Klabin

  • CATEGORIA IMPRENSA E MÍDIAS SOCIAIS

Breno Teixeira • Mariana Barros de Oliveira • Silvio Andrade

  • CATEGORIA ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS

Alvira Appel S. de Melo • Edison Ferreira de Araujo • Simone Mamede

21h                  SHOW ESPECIAL: Chalana de Prata. O grupo é formado por artistas considerados ícones da música sul-mato-grossense: Paulo Simões Guilherme Rondon, Celito Espíndola e Dino Rocha.

............................................................

20 de novembro

  • Auditório Germano Barros de Souza

09h                  Palestra: PESCA ESPORTIVA E BOAS PRÁTICAS - Impactos Socioambientais da Pesca Amadora e Esportiva

Palestrante: Lawrence Ikeda – Biólogo, foi aluno da primeira turma do primeiro curso de Biologia Marinha do Brasil. É apresentador do programa Biopesca, da FishTV.

                        Painel: Lawrence Ikeda / Joice Tur / Carlos Araújo / Julivan Trindade - Debate sobre o novo posicionamento estadual com o pesque e solte, com apresentação dos cases Pousada Asa Branca – São Miguel do Araguaia – GO, Pousada Rio Manso-MT, Joice Tur – Corumbá-MS

11h                  Palestra: TURISMO LGBT - O crescimento e as oportunidades do Turismo LGBT no Brasil e no mundo.

Palestrante: Alex Bernardes - diretor comercial da revista ViaG, única revista de Turismo LGBT do Brasil, idealizador e diretor geral do Fórum de Turismo LGBT do Brasil.

12h                  Almoço livre

14h                  Palestra: TECNOLOGIAS E COMUNICAÇÃO NO TURISMO - Produção de vídeo para negócios turísticos: como bons vídeos podem contribuir na promoção de destinos turísticos.

Palestrante: Camilo Coutinho - Estrategista digital com mais de 10 anos de experiência no mercado de internet e vídeos online. É criador do Upload Day, o único evento de estratégias de vídeos da América Latina, com foco em criação de conteúdo em vídeo.

Painel: Camilo Coutinho / Thiago Akira / Karla Cavalcanti - Uma imersão no mundo da produção audiovisual para internet e as principais tendências e técnicas para aplicar nas estratégias de Marketing Digital do seu negócio turístico. Uma visão estratégica da produção de conteúdo em vídeo como ferramenta de vendas e de relacionamento com turistas potenciais pela internet.

15h30             Palestra Show: EXPERIENCIAS DE TURISMO CRIATIVO - Modelos e histórias sobre turismo de base comunitária que deram certo e transformaram a realidade local.

Palestrante: Luciana Balbino – Consultora de turismo de base comunitária, empreendedorismo, turismo de experiência, turismo rural com foco na produção associada, economia criativa, desenvolvimento regional, educação empreendedora, educação do campo, e de associativismo. Suas atividades coordenando grupos de artesanato na comunidade da Chã de Jardim (Paraíba) fez o Restaurante Rural Vó Maria, o Camping e Hotel de Barracas Jardim Rural Encantado tornaram-se importante caso de sucesso do turismo e do empreendedorismo brasileiro, premiados como melhores do turismo da Paraíba, ABRAJET 2015, BRAZTOA de sustentabilidade 2015, referência nacional em Gastronomia 2016.

17h                  SHOW E COQUETEL DE ENCERRAMENTO - Com transmissão ao vivo do programa A Hora do Chamamé

............................................................

21 de novembro

  • Auditório Tertuliano Amarilha

08h                  Oficina: REDE BRASILEIRA DE TRILHAS DE LONGO CURSO -

sinalização das trilhas de longo curso e modelos de operação da atividade no turismo. Mediador: Luiz Aragão - Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, Associação Trilha Transmantiqueira (ATT), Conselho Consultivo da Trilha Transespinhaço (MG)

12h                  Almoço livre

14h                  Oficina: REDE BRASILEIRA DE TRILHAS DE LONGO CURSO -

sinalização das trilhas de longo curso e modelos de operação da atividade no turismo. Mediador: Luiz Aragão - Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, Associação Trilha Transmantiqueira (ATT), Conselho Consultivo da Trilha Transespinhaço (MG)

17h                  Encerramento

............................................................

Débora Bordin - Fundação de Turismo de MS

Publicado por: daraujo@fundtur.ms

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.