Cavalgar com uma verdadeira comitiva boiadeira é possível no Pantanal sul-mato-grossense

Categoria: Cavalgada | Publicado: quarta-feira, maio 23, 2018 as 09:11 | Voltar

Campo Grande (MS) – Você já pensou em fazer parte de uma comitiva pantaneira? Subir no seu cavalo, ajudar os peões a arrebanhar o gado pelas fazendas do Pantanal, almoçar num típico acampamento de comitiva e descansar depois da lida numa rede esticada entre as árvores? Pois é, isso é possível em Mato Grosso do Sul. No último final de semana foi lançado em Miranda (MS) um novo estilo de cavalgada, produto turístico de várias pousadas pantaneiras, para quem quer se aventurar como um verdadeiro peão boiadeiro.

A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul está incentivando a formatação de novos produtos turísticos no estado, principalmente dentro das regiões que são referências em natureza e ecoturismo, como o Pantanal. As Cavalgadas Pantaneiras são um produto turístico que valoriza a cultura do homem pantaneiro e apresenta novas possibilidades de integrar o turismo, a cultura e a gastronomia regional.

Para o roteiro de lançamento foram convidados jornalistas, fotógrafos, operadores de turismo e praticantes de hipismo. Confira relatos de puro encantamento sobre a Comitiva Pantaneira, feito por quem vivenciou essa experiência, e apaixone-se também:

(Top Mídia News) - Em MS, comitiva pantaneira explora experiências inéditas onde turista vira peão por um dia

Novo roteiro turístico propõe cavalgada tocando o gado e imersão completa na cultura pantaneira

Cavalgar pelas áreas alagadas do Pantanal, conduzir o gado por estradas de chão, experimentar a maravilhosa culinária pantaneira, um mergulho completo na cultura sul-mato-grossense, que possui influências paraguaias, indígenas e da região sul do país em uma combinação única que só é possível encontrar no Estado. Assim podemos descrever a comitiva pantaneira, novo roteiro turístico para quem pretende conhecer o Pantanal.

E se o turismo é de experiência, tocar em um cavalo e aprender um pouco mais das tradições é apenas um pouquinho da vivência da cultura pantaneira. Pode ser sul-mato-grossense ou de outro estado, talvez outro país e até continente, a certeza de uma aventura inigualável é incontestável se o turista topar continuar o programa participando de uma comitiva pantaneira. (Clique AQUI para ler o texto completo)

(Hipismo & Co.) - Com um cavalo pantaneiro fiz parte de uma Comitiva

No último final de semana pude vivenciar uma experiência única com cavalos na Comitiva Pantaneira

Comitiva é como o gado é transportado para as partes mais altas do Pantanal para que possam sobreviver às enchentes. Os peões e seus cavalos se dividem em funções e vão guiando o gado, passando por estradas e fazendas. Participar dessa tradição foi muito interessante, pois para mim que ando a cavalo em uma hípica, foi tudo uma grande novidade.

No início fiquei preocupada com a extensão da cavalgada, que foi de 25 Km, mas confesso que ao chegar ao nosso destino final, fiquei querendo alguns quilômetros a mais. Não vi o tempo passar, pois foram muitas paisagens diferentes, e tinha trabalho a fazer durante todo percurso, como um verdadeiro peão. (Clique AQUI para ler o texto completo)

Segundo os organizadores, a Cavalgada Comitiva Pantaneira tem previsão de duas saídas por mês e atende grupos de no mínimo 10 e no máximo 15 pessoas. Fale com seu agente de viagens e programe-se para esta incrível aventura!

Texto e fotos: Débora Bordin – Fundação de Turismo de MS

Publicado por: bpereira@fazenda.ms

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.