Campo Grande (MS) – Com o objetivo de capacitar os profissionais do turismo, ampliar seu atendimento e desenvolver produtos que atendam às demandas do turista LGBT, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FundturMS), o Sebrae estadual, a Prefeitura e o Conselho Municipal de Bonito promovem o 1º Workshop de Turismo LGBT. O evento acontece no dia 12 de março, no Sebrae de Bonito (MS).
O projeto foi criado para a qualificação profissional e para que os clientes do segmento sejam cada vez mais respeitados e bem acolhidos nos destinos do estado, que já tem Bonito como cidade considerada gay friendly (onde a diversidade é bem-vinda).
A gerente de Mercado da Fundtur-MS, Karla Cavalcanti, considera o workshop uma chance do profissional se capacitar para um dos segmentos que mais cresce no Brasil. “Para atender melhor um público é necessário conhecê-lo. É essa a oportunidade que trouxemos para o trade sul-mato-grossense. Mais do que aproveitar uma oportunidade de mercado, esse seminário é uma capacitação sobre melhor atendimento ao cliente. O objetivo é permitir que o cliente LGBT+ venha para o Mato Grosso do Sul, tenha a melhor experiência possível e saia encantado com nosso destino”, ressalta.
Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo LGBT representa 10% do volume do turismo mundial, sendo responsável por 15% de todo valor movimentado no setor. O Brasil é o segundo maior mercado LGBT no mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos.
Os palestrantes do 1º Workshop de Turismo LGBT são o diretor comercial da revista ViaG, Alex Bernardes, que está no mercado há 12 anos e é idealizador e diretor geral do Fórum de Turismo LGBT do Brasil, além de realizar palestras pelo Brasil e exterior apresentando as oportunidades de negócios e benefícios socioeconômicos do mercado LGBT+; o consultor, jornalista e Secretário Adjunto do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, JP Polo, que atua como palestrante e conferencista em temas de viés inconsciente, sustentabilidade, responsabilidade social, diversidade e direitos humanos desde 2015; e Marcell Filgueiras, publicitário, jornalista, youtuber, podcaster e editor da Revista ViaG de Turismo e Diversidade.
Faça sua inscrição gratuita clicando AQUI e confira a programação do evento:
• Das 9h às 9h30
Welcome Coffee
• Das 9h30 às 12h30
Palestra 1
Turismo fora do armário: Conhecendo a sigla e as questões LGBT+.
Palestrante: JP Polo
Diversidade e Inclusão
- Conceitos
- Diversos somos todos
- Qualidade da demografia X qualidade das relações
- Estamos falando de respeito!
Viés Inconsciente
- Estereótipos / preconceito / discriminação
- Como isso nos afeta?
- Padrão dominante
- Não tire conclusões. Pergunte!
As questões LGBTI+
- A sopa de letrinhas
- Orientação sexual / identidade de gênero / sexo biológico / expressão de gênero
- Números e pesquisas
- Legislação
- Linguagem inclusiva
- O poder do(a) aliado(a)
- O que podemos fazer conjuntamente?
• Das 12h30 às 13h30
Almoço no próprio prédio do SEBRAE
• Das 13h30 às 15h40
Palestra 2
Atendimento ao público LGBT+ e gestão de conflitos. Abrange setor de reservas, camareira, receptivo, bares e restaurantes.
Palestrante: Marcell Filgueiras
Atendendo ao público LGBT
- Tratamento correto a clientes LGBT
- Atenção aos detalhes na hospedagem
- Naturalizar a diversidade para o staff da empresa
- Conceito de empatia e respeito no atendimento ao público
Gestão de conflito
- Identificação de pontos críticos no atendimento
- Identificação de pontos críticos na estrutura da empresa
- Como gerir conflitos entre clientes
- Evitar situações discriminatórias em ações de marketing;
- Sororidade e machismo
• Horário: 15h40 às 16h
Intervalo para Coffee
• Das 16h às 17h
Palestra 3
Mercado LGBT+ atraindo o público e aproveitando as oportunidades
Palestrante: Alex Bernardes
Conhecendo o mercado LGBT
- A história do pink Money
- Tamanho do mercado no mundo
- Tamanho do mercado no Brasil
- Mercado de turismo LGBT, números atuais e perspectivas de futuro
Atrair o público LGBT
- Projetos inspiradores e resultados alcançados
- Eventos voltados para o público LGBT com potencial de captação
Débora Bordin – Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS)
Foto: Acervo FundturMS
Publicado por: daraujo@fundtur.ms