Mato Grosso do Sul esteve presente na Global BirdFair, um dos maiores e mais importantes eventos de turismo de observação de aves do mundo. Nesta edição, que aconteceu entre os dias 11 e 13 de julho de 2025 na Inglaterra, o estado teve uma participação estratégica na promoção internacional do destino.
A Fundação de Turismo de MS esteve presente de forma marcante, com destaque em duas frentes. A primeira foi a participação no estande institucional do Brasil, coordenado pela Embratur e pela Associação TOVS (Associação Nacional de Turismo de Observação de Vida Silvestre), com espaço para divulgar rotas de observação de aves estaduais, a rica biodiversidade e os avanços na estruturação do segmento. Durante a feira, a Fundtur realizou uma palestra sobre o destino, diversas reuniões com operadores internacionais e atendimentos ao público especializado, promovendo Mato Grosso do Sul como referência no turismo de natureza.
Além disso, a Fundação apoiou o estande do Pantanal Sul, uma iniciativa liderada pela guia Manuela Bernardy em parceria com pousadas pantaneiras da região. O espaço foi um dos destaques da feira, apresentando ao público europeu experiências autênticas de observação de aves no bioma Pantanal, um dos mais ricos em avifauna do continente sul-americano.
“Participar da Global BirdFair é muito mais do que estar em uma feira. É garantir que o Mato Grosso do Sul esteja inserido nas grandes vitrines internacionais do turismo de observação de aves. Os resultados desta participação vão refletir diretamente no fortalecimento de nossa imagem e na geração de negócios para os próximos anos” afirma Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul.
Segundo o gerente de Inovação da Oferta Turística da Fundtur MS, Edson Moroni, “a presença de MS na feira mostrou o quanto estamos preparados para receber o turista de observação de aves, com produtos consolidados, novas rotas estruturadas e uma articulação cada vez mais forte entre o poder público e a iniciativa privada. Voltamos com boas perspectivas de parcerias e novos mercados”.
A participação na Global BirdFair 2025 reforça o posicionamento estratégico do Mato Grosso do Sul como destino de observação de aves, resultado da união entre o setor público e a iniciativa privada. A atuação conjunta fortalece o compromisso com o turismo sustentável, a valorização da biodiversidade e o protagonismo das comunidades locais.
Texto e fotos: gerência de Inovação da Oferta Turística da Fundtur MS