O turismo brasileiro registrou faturamento de R$ 55,4 bilhões no primeiro trimestre de 2025, superando o recorde histórico de 2014, quando o setor havia movimentado R$ 52,5 bilhões. Os dados são da FecomercioSP, com base em informações do IBGE, e mostram um crescimento de 5,8% no acumulado do ano. Em março, o faturamento nacional atingiu R$ 18 bilhões, o melhor resultado para o mês desde 2012, impulsionado pelo carnaval e pela recuperação contínua do setor.
Em meio a esse cenário positivo, Mato Grosso do Sul se destacou com um crescimento de 11,7% no faturamento turístico em março, um dos maiores percentuais entre os estados brasileiros. O desempenho expressivo reforça o potencial do estado como destino turístico em ascensão, com atrativos naturais consolidados, como o Pantanal e Bonito/Serra da Bodoquena, além de eventos regionais que ajudam a movimentar a economia local.
“É uma ótima notícia para o setor turístico. Tivemos o melhor mês de março da história e agora vemos o Mato Grosso do Sul entre os principais destinos do país em termos de crescimento. Isso é algo bem interessante se você pensar que é um estado que trabalha com turismo segmentado, como o turismo de aventura e pesca esportiva, que não tem sol e praia, que não teve um carnaval tão forte e que, mesmo assim, foi o sexto estado que mais cresceu comparado com março do ano passado. Esse resultado mostra que as estratégias de promoção e de apoio à comercialização dos últimos anos têm surtido efeito e que Mato Grosso do Sul começa a se destacar num cenário altamente competitivo, mesmo não tendo fluxos altos comparados com os destinos de massa ou das grandes cidades”, diz o diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS, Bruno Wendling.
Fortalecimento do turismo
A alta em Mato Grosso do Sul indica o fortalecimento da atividade turística em todas as frentes — desde o ecoturismo até o turismo de lazer e cultural. Mesmo diante da alta nos preços de passagens e hospedagens em âmbito nacional, o estado tem se beneficiado da busca dos brasileiros por alternativas acessíveis e de qualidade, contribuindo para manter a rota de crescimento do setor.
Entre os segmentos que puxaram o bom desempenho nacional e também se refletem regionalmente estão o de alojamento, com crescimento de 20,2% em março, e o de transporte aéreo de passageiros, que teve alta de 8,7%, com recordes de movimentação. MS tem sentido o reflexo da maior conectividade aérea e do investimento em infraestrutura turística, além do impacto positivo de alta temporada.
Outros setores relacionados, como alimentação fora do lar, agências de turismo e atividades culturais e esportivas, também apresentaram crescimento, ampliando as oportunidades para pequenos negócios e trabalhadores locais.
Estados como o Mato Grosso do Sul mostram que a descentralização do turismo nacional está em curso, com impactos diretos no desenvolvimento regional, geração de empregos e movimentação econômica. Com perspectivas de manutenção desse ritmo ao longo do ano, MS se consolida como um dos destaques da retomada e expansão do turismo no Brasil, alinhando natureza, acessibilidade e estrutura para receber visitantes de diversas partes do país.
“Mato Grosso do Sul é um destino com um público altamente segmentado e que, mesmo assim, continua mostrando a força do setor e a força do trabalho que vem sendo realizado em parceria o nosso trade turístico e com todas as ações que a gente vem realizando para fortalecer a identidade e o posicionamento de Mato Grosso do Sul como o melhor destino de ecoturismo do país”, finaliza Wendling.
Texto: Débora Bordin, Comunicação Fundtur MS, com informações da Fecomércio SP / Foto: @riodapratarecantoecologico