GASTRONOMIA

Campo Grande

O Sobá é um prato originário da Ilha de Okinawa no Japão. No Brasil, a cidade de Campo Grande/MS, foi a primeira cidade a dispor de restaurantes que servem sobás, trazido por imigrantes originários da ilha, que chegaram à cidade em 1908. Atualmente está presente em outras cidades, mas é em Campo Grande onde mais se encontram restaurantes que servem o Sobá, que passou a ser oferecido também na Feira Central e acabou se tornando uma iguaria típica e tradicional da cidade.

Sobá

0

(foto: Arquivo Feira Central de Campo Grande)

Pantanal

A gastronomia pantaneira possui um cardápio que sofreu influência de outros países sul-americanos. Destacamos os peixes Pacu, Pintado e o Dourado que podem ser fritos, cozidos ou assados além do caldo de piranha. O churrasco com mandioca e a carne seca, o Tereré (erva-mate servida gelada em chifre de boi), a chipa, a sopa paraguaia, a saltenha e a bocaiúva também fazem parte da rica gastronomia do Pantanal.

Caldo de Piranha

01

(foto: Acervo Fundtur MS)

Bonito – Serra da Bodoquena

Os principais pratos que podem ser degustados na região são o Arroz Carreteiro, Sopa Paraguaia, Chipa, Churrasco, Licor e Palmito de Bacurí, Frango com Palmito de Bacurí, Doce de Jaracatiá, Locro, Escondidinho de Mandioca com Carne Seca, Mandioca, Maionese de Mandioca, Marmelada, dentre outros que representam a história de Bonito e Serra da Bodoquena em seus gostos e aromas.

Escondidinho de Mandioca com Carne Seca

02

(foto: Bolivar Porto)

Rota Norte

Na Rota Norte MS destacamos na culinária regional: a paçoca de carne seca, feita com carne-de-sol e farinha de mandioca socada no pilão, prato este, colocado em segundo lugar na “Feira Internacional I Salão de Turismo de Mato Grosso do Sul”; o empamonado, pirão de carne, perfumado com pimenta bodinho; churrasco com mandioca; arroz carreteiro com pequi, com guariroba; e variados pratos à base de peixe.

Paçoca de Carne Seca

03

(foto: Arquivo Prefeitura Municipal de Costa Rica)

Costa Leste e Região

Como em todo o Estado de Mato Grosso dos Sul, o churrasco é um dos principais pratos também na Costa Leste MS. Tão característico que todos os anos, durante a Festa do Peão em Aparecida do Taboado, o Taboadão, é realizado um campeonato de Churrasco que reúne gente de todo o país. Selvíria é outro município que possui uma competição do gênero. Em Santa Rita do Pardo o prato típico é a carne de sol, que possui inclusive uma grande festa onde são apresentadas as variedades feitas no município.

Tilápia com Provolone de Arapuá

04

(foto: Arquivo Restaurante Lagoa da Prata)

Nova Andradina e Região

Com uma cultura diversificada, a culinária de Nova Andradina e região recebe influência dos diferentes povos que aqui se encontram. O preparo variado de peixes, o tradicional churrasco de carne bovina servido com mandioca, a vaca atolada, o puchero, são alguns dos pratos típicos saboreados em nossa região.

Tilápia Campestre

05

(foto: Bolivar Porto)