Site e aplicativo do MTur permitem consulta de locais com acessibilidade

Categoria: Turismo Acessível | Publicado: quarta-feira, julho 12, 2017 as 08:39 | Voltar

Brasília (DF) - Garantir acessibilidade é uma maneira de tornar as viagens possíveis a todos os cidadãos. Para facilitar a busca por locais que incluam pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, o Ministério do Turismo criou, em 2014, o Guia Turismo Acessível, um site onde é possível consultar e avaliar estabelecimentos e atrações turísticas que ofereçam acessibilidade. A iniciativa conta também com um aplicativo.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 6,2% da população do país apresenta algum tipo de deficiência. Com a ferramenta, o turista pode pesquisar bares, restaurantes, atrativos e empreendimentos turísticos que mantenham rampas de acesso, cardápio em braile, mesas exclusivas e símbolos gráficos de acessibilidade.

O guia é colaborativo e oferece a opção para o usuário avaliar os locais por onde passou. O material está disponível nos idiomas português, inglês e espanhol e pode ser baixado gratuitamente na loja da Windows Phone, Apple Store e Google Play.

A ferramenta faz parte do Programa Turismo Acessível, do Ministério do Turismo, que realiza ações voltadas à promoção da inclusão social e do acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em atividades turísticas.  Entre 2006 e 2016, o Ministério investiu mais de R$ 82 milhões em obras de acessibilidade, além de apoiar a qualificação e capacitação de profissionais que atendem turistas com deficiência.

Em breve, a ferramenta será reestruturada e trará mais agilidade na colaboração dos usuários. “O guia é importante para facilitar a vida do turista que necessita de um serviço mais acessível, além de incentivar o setor a se adaptar a essa realidade, tornando-se mais inclusivo e competitivo. Com a reforma do site e do aplicativo, os acessos e avaliações serão mais rápidos”, explicou a Coordenadora Geral de Turismo Responsável, Isabel Barnasque.

Acessibilidade no MS

Em Mato Grosso do Sul, muitos empreendimentos estão adequando seus equipamentos para melhorarem a qualidade dos serviços em relação à acessibilidade. Além disso, a capacitação e sensibilização dos profissionais e gestores da cadeia produtiva do turismo é uma forma de sensibilização sobre a importância da acessibilidade como fator de inclusão social e competitividade.

Pesquise pela cidade, tipo do estabelecimento ou atração turística no site: Guia do Turismo Acessível.

 

Fonte: MTur

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.