Seminário discute o alinhamento das ações para o desenvolvimento do Turismo em MS

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, maio 8, 2015 as 10:00 | Voltar

Na última quinta-feira (7), o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nelson Cintra, realizou um Seminário Interno direcionado aos servidores da instituição. Na oportunidade, os diretores e gerentes de desenvolvimento do turismo e institucional apresentaram os planos de trabalhos e ações para o fomento e promoção do turismo. A ideia é potencializar, definir objetivos e iniciativas que visem contribuir com o positivo desempenho dos trabalhos para o setor.

Durante a apresentação, o diretor-presidente reforçou os eixos norteadores da política para o fomento do turismo, pautados no tripé: Infraestrutura turística, Diagnóstico nos municípios e Implantação do Observatório de Turismo do Estado. “O seminário visa alinhar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos para o fomento do turismo no Estado”, disse.

Segundo Cintra, serão feitos diagnósticos nos 79 municípios do Estado para identificar as potencialidades e prioridades, consequentemente realizar um planejamento estratégico voltado especificamente para as necessidades do turismo local.

“A intenção é conhecer as demandas através do diagnóstico que será feito nos municípios para que possamos elaborar projetos que atendam a localidade. Vamos ouvir o segmento e estreitar laços. Reunir todos os envolvidos é o caminho para fortalecer o turismo e ampliar a oferta”, explica Cintra.

Programa de Estruturação e Diversificação da Oferta Turística de MS - PADOT

No seminário foi apresentado o Programa de Estruturação e Diversificação da Oferta Turística de MS (PADOT-MS). O programa vai contemplar todas as regiões e municípios e será realizado em etapas. Na primeira etapa será feito o diagnóstico turístico nos municípios do Estado, com as informações será elaborado o inventário.

As informações referentes à gestão municipal do turismo; governança local do turismo; infraestrutura turística; sustentabilidade do turismo no município; atrativos naturais, históricos, culturais e tecnológicos serão lançados pelos gestores municipais de turismo em um sistema online desenvolvido especialmente para o PADOT. Os técnicos da Fundtur vão fazer o treinamento e o acompanhamento do lançamento das informações coletadas pelos municípios.

“Serão feitos diagnósticos nos municípios do Estado para identificar as potencialidades e prioridades do turismo local e realizar um planejamento estratégico voltado especificamente para as necessidades identificadas. Mato Grosso do Sul tem muitos atrativos e belezas naturais. É preciso criar condições para que esses atrativos sejam consolidados como produtos turísticos”, observou Nelson Cintra.

Dentro do trabalho de diagnóstico, está a captação de imagens de vídeo e fotográficas em alta definição, o material auxiliará no fomento e promoção dos destinos e potenciais dos municípios, disponibilizando um banco de imagens para todo estado.

A segunda etapa será a análise diagnóstica e elaboração de roteiros. Esta etapa tem a finalidade de consolidar os diagnósticos, avaliar os atrativos levantados e definir através de critérios técnicos os atrativos poderão se tornar um produto turístico e integrar roteiros, visando fortalecer a oferta turística do Estado.

Na terceira etapa, será feita a validação, promoção e lançamento oficial dos novos produtos. A promoção dos roteiros será realizada em feiras nacionais e internacionais, bem como na realização de roadshow, famtours e presstrip.

Conforme Nelson Cintra, o programa possibilitará aos municípios a inserção de uma nova atividade econômica capaz de fazer com que os municípios tenham um melhor desempenho econômico, social, ambiental e cultural.

Fonte: Fundtur / Raquel dos Passos