Reunião entre Governo de MS e municípios promove avanço na criação de mapeamento turístico

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, agosto 23, 2017 as 08:27 | Voltar

Mato Grosso do Sul caminha para ser um dos poucos estados do país a ter um mapa turístico completo. O diretor-presidente da Fundtur-MS, Bruno Wendling, explica que o sistema é on-line e o evento desta terça-feira é voltado para apresentá-lo aos municípios, para que todos saibam como utilizá-lo.

“Essa classificação em quatro níveis é importante para saber o potencial turístico de cada cidade e poderá ser usado na tomada de decisões de projetos e investimentos, como nos editais de apoio a eventos geradores de fluxo turístico. Além disso, o sistema poderá ser usado como critério para a renovação do Mapa Turístico Brasileiro. Por isso é importante que cada município faça a sua parte para evoluirmos nesse projeto”, afirma Bruno.

Ex-diretora presidente da Fundação de Turismo estadual e atual gestora da área em Campo Grande, Nilde Brun, destaca que o Programa de Classificação Turística é essencial para que os municípios se conheçam e entendam o processo de desenvolvimento de políticas públicas.

“Muitas vezes a cidade não sabe por onde começar e por aí ela começa a entender e focar em ações que vão nortear os próximos passos”, afirma, ao ressaltar que o ponto principal é que o município “faça o dever de casa”.

Desenvolvimento Econômico

A piscicultura é uma atividade que o município de Aparecida do Taboado vê como oportunidade de alavancar o turismo de negócios e desenvolvimento econômico. Jary Augusto Silva, gestor municipal de turismo e presidente do Fórum de secretários de turismo do Estado, conta que há anos a cidade realiza ações para crescer nessa área.

“Aparecida do Taboado tem um conselho ativo e diante do fomento da piscicultura na cidade, trabalha para criar eventos voltados à cadeia produtiva”, explica. Este ano o governo do Estado fechou parceria com a GeneSeas, que vai investir para ampliar sua atuação no município que pode chegar a ser líder nacional na produção de tilápia.

O dever de casa também é feito em Miranda, cidade com grande atrativo turístico e que recebe centenas de visitantes anualmente. Representantes do turismo, Priscila Alonso Figueiredo e Dionatan Miranda, participaram da reunião e destacaram a importância das ações feitas pelo Estado.

“O trabalho do governo ajuda principalmente no apoio técnico para diagnóstico de necessidades e para nortear as ações que devem ser feitas por nós”, diz Priscila ao ressaltar que é importante ter a Fundtur-MS mais próxima dos municípios.

 

Texto e Foto: Priscila Peres - Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semago) / Com informações da Fundação de Turismo de MS (Fundtur)

Publicado por: bbento@fazenda

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.