Prova desportiva em Rochedinho fortalece o turismo e envolve comunidade local

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, agosto 7, 2015 as 10:18 | Voltar

Nesta quarta-feira (5), os organizadores do 2º Desafio nas Trilhas de Rochedinho/Campo Grande da modalidade mountain bike apresentaram o evento à Gerência de Estruturação e Desenvolvimento do Turismo da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul. A segunda edição acontece no dia 18 de outubro e reunirá mais de 600 competidores de todo Brasil. O desafio nas trilhas é uma prova desportiva de longa distância, com estilo off-road (estradas de chão e trilhas em matas).

Segundo o organizador, Giordanni Carlin, a intenção é fortalecer os roteiros de turismo esportivo de aventura, consolidar o setor, além de promover intercâmbio social e cultural, interagindo a comunidade local e os turistas.

Serão dois percursos totalmente off-road, em estrada de chão, caminhos e trilhas por fazendas e passagens de rios, divididos em categorias a Sport de 32 km de distância e categoria Pró 102km de distância. A largada acontece na arena montada para o evento na praça central do Distrito de Rochedinho.

Giordanni destacou a influência que o evento exerce nos residentes, no comércio e no desenvolvimento econômico. “Todos participam de alguma forma. São comercializados os produtos do local como os doces, queijos, hortifrúti, rapaduras, farinha de mandioca, entre tantos outros. A comunidade participa ativamente do evento, além de fomentar o turismo”, garantiu.

Conforme a diretora-presidente da Fundação de Turismo de MS em exercício, Fernanda Bentasol, o Governo do Estado, através da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul tem desenvolvido diversas ações para o desenvolvimento do turismo. “O planejamento está pautado na ampliação e diversificação da oferta turística em todo Estado. Dentro deste trabalho está o diagnóstico turístico, onde serão realizados os levantamentos das potencialidades para o ordenamento do produto turístico nos municípios”, pontuou. Ela destacou ainda a infraestrutura e a qualificação profissional.

Dentro desta política, os municípios têm procurado a Fundação de Turismo com o objetivo de estreitar, fortalecer laços e apresentar as vocações e os potenciais turísticos locais. “Os eventos de modo geral têm colaborado com a divulgação do turismo sul-mato-grossense, um exemplo é o turismo esportivo e de aventura que atrai milhares de pessoas”, destacou.

Rochedinho está localizado à 25km do centro da capital. O distrito é visitado por muitas pessoas que querem conhecer as suas paisagens, em regiões de furnas e morrarias, entre estradas e caminhos de ligação entre fazendas, além da existência de pelo menos cinco cachoeiras.

Fonte: Fundação de Turismo de MS / Raquel dos Passos