Programa gastronômico boliviano vai divulgar gastronomia e turismo de MS

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, maio 20, 2015 as 09:28 | Voltar

Encerrando a ação promocional dos destinos turísticos de Mato Grosso do Sul, na terça-feira (19) a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS) recebeu o chef de cozinha Emilio Garnica, do programa de TV boliviano “El Chef Sin Frontera” (TV Bolívia). Emilio visitará entre os dias 20 e 23 de maio os destinos Pantanal e Bonito - Serra da Bodoquena. Na oportunidade, o chef vai preparar diversas receitas com ingredientes da cozinha regional sul-mato-grossense durante a gravação do programa de TV, que posteriormente será exibido na Bolívia.

A ação de promoção do turismo sul-mato-grossense iniciou com um famtour (viagem de familiarização) com operadores do turismo e um presstrip (viagem de imprensa) com profissionais da imprensa boliviana especializada em turismo para a realização de visitas técnicas nos destinos Pantanal e em Bonito - Serra da Bodoquena. O objetivo é apresentar os atrativos e promover a integração entre os destinos.

O programa gastronômico de uma hora, vai ao ar todos os sábados, é dividido em quatro blocos e começa com a apresentação do destino visitado. As gravações são realizadas ao ar livre onde são apresentadas as diversidades culturais, as tradições, as paisagens naturais e os ingredientes típicos da cozinha regional do local. Dentre as receitas que serão preparadas pelo chef estão: Peixe a urucum, caribéu, carreteiro, ventrecha de pacu, entre outros pratos tradicionais.

A visita técnica é promovida pelas Linhas Aéreas Amaszonas, em parceria com a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, a Embaixada do Brasil em La Paz e Embratur, com apoio de empresários e da prefeitura de Bonito.

Hoje a Bolívia é o 4º maior emissor de turistas para o Mato Grosso do Sul. O voo Campo Grande – Santa Cruz de La Sierra – Campo Grande tem frequência de três vezes na semana, o que proporciona o acesso entre a Bolívia e Mato Grosso do Sul, favorecendo o aumento do fluxo turístico.

Gastronomia MS

Mato Grosso do Sul atrai pelos sabores, aromas, histórias e costumes. De origem agropecuária, o Estado tem na sua gastronomia uma resultante dos elementos culturais e naturais que construíram suas tradições e costumes: o churrasco com mandioca é muito apreciado, a variedade de peixes se reflete numa culinária rica e exótica, o arroz carreteiro um dos pratos mais populares de Mato Grosso do Sul, assim como o tereré (espécie de mate gelado) e os doces caseiros feitos de frutas típicas da região, de influência fronteiriça, a chipa e a sopa paraguaia do Paraguai e a saltenha da Bolívia.

Turismo gastronômico

O Turismo Gastronômico mistura o prazer de uma viagem com o de desfrutar novos sabores. Nela, o destino é escolhido com base na gastronomia típica, festivais gastronômicos ou até mesmo nos restaurantes tradicionais de uma região.

Ao explorar os pratos típicos de uma região, o viajante tem a oportunidade de inserir-se ainda mais na cultura, não só por alimentar-se, mas também por visitar ambientes que dizem muito sobre a cidade visitada.

Fonte: Fundtur MS / Raquel dos Passos