Planeje seu fim de ano e faça uma boa viagem!

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, outubro 18, 2016 as 08:04 | Voltar

Quem começa a planejar a viagem do final de ano mais cedo, programa os gastos com antecedência e, além de economizar dinheiro, evita contratempos

Uma boa consulta a um agente de viagem e pesquisas na internet desde já podem levar o turista de fim de ano a poupar tempo e economizar um bom dinheiro. Ao planejar sua próxima viagem pelo Brasil leve em consideração que o verão se aproxima e ele coincide com as férias escolares, sinônimo de aeroportos cheios e filas nos atrativos turísticos.

Se na agência de viagem você já se decidir por um pacote completo, parabéns! É bem provável que você faça a melhor escolha para o fim de ano, considerado a alta temporada turística. Transporte aéreo e terrestre, hotel e, em algumas situações, passeios, festa de réveillon e até meia pensão ou pensão completa, estão entre as ofertas para a escolha do viajante. A viagem, quase sempre, é em voo fretado,  uma das vantagens do pacote e influencia diretamente no preço mais em conta da viagem. Quem faz a compra antecipada também ganha no prazo de pagamento.

“O que temos notado é que a viagem já é vista pelo brasileiro como um item de merecimento, de compensação para quem teve um ano intenso de trabalho e agitação. Programando as viagens com antecedência, o cliente consegue, além de bons preços, as melhores opções de hospedagem”, explicou o presidente da CVC, Luiz Eduardo Falco.

O planejamento da viagem por conta própria requer maior cuidado. Pesquise bastante sobre o destino antes de fazer a escolha. Lembre-se que Natal e Ano Novo são feriados nacionais e conseguir voo e hotel de última hora é quase uma loteria. Seja qual for a sua escolha, definido o roteiro, avance dois passos: reserve o hotel e o voo antecipadamente, dois dos itens que mais pesam numa viagem. O planejamento vai além da seleção do voo e escolha do lugar para se hospedar. Restaurantes, passeios locais, documentos e até a preparação das malas influenciam na satisfação final do turista que se organiza para viajar.

Mesmo com tudo pago, reserve dinheiro no banco e cartão de crédito para despesas extras e possíveis imprevistos. Se o seu orçamento está curto, faça um roteiro que se encaixe nas suas finanças, priorizando sempre os destinos de baixo custo. Conhecer o mapa do local, antecipadamente, facilita a localização dos principais pontos turísticos e se vai ser necessário reservar um carro, usar táxi ou outro tipo de transporte, inclusive entre o aeroporto e o hotel. Pronto, você está com tudo nas mãos: data, dinheiro, local, mapa, hotel e passagem. Malas prontas? Deixe espaço para as compras e suvenires e boa viagem!

DIREITOS DO PASSAGEIRO - O Viaje Legal do Ministério do Turismo traz uma série de dicas para que o viajante garanta que seu passeio seja especial e evite os imprevistos que possam dar alguma dor de cabeça. Lá é possível encontrar dicas sobre os cuidados que devem ser tomados para a manutenção da saúde e na hora de contratar os prestadores de serviços turísticos, como agências de viagem, guias de turismo, empresas de transporte e meios de hospedagem.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) tem no seu site uma seção com dicas para os passageiros. Lá tem uma versão em PDF da resolução 141, que detalha todos os direitos dos passageiros em caso de cancelamento ou atraso de voos.

Fonte: Ministério Turismo   Foto: Raquel dos Passos

 

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.