Palestra sobre turismo marca aula magna na UFMS

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, março 25, 2015 as 10:12 | Voltar

O diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nelson Cintra foi o palestrante da aula magna do curso de Turismo e Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul(UFMS), nesta quarta-feira (25), no auditório da Universidade. O evento foi aberto pela coordenadora do curso de Turismo da UFMS, Lilian Paiva.

Com o tema “Perspectivas do Turismo para Mato Grosso do Sul”, o diretor-presidente abordou sobre o cenário atual do turismo no Estado, as estratégias e os projetos que serão desenvolvidos para o setor. Conforme o titular da pasta, as estratégias de trabalhos da administração estão pautadas em três eixos norteadores: Diagnóstico, infraestrutura e o observatório do Turismo.

Para o diagnóstico serão feitos os levantamentos da situação turística atual dos 79 municípios do Estado. “As informações serão importantes para o processo de planejamento e elaboração dos planos de desenvolvimento turístico, como a elaboração de novos roteiros turísticos”, destacou. De acordo com Cintra, neste trabalho estão o mapeamento e caracterização dos atrativos, equipamentos e serviços turísticos dos municípios. “A ideia é ampliar e estruturar a oferta turística por meio de novos produtos e serviços”, disse.

Já o Observatório de Turismo do Estado será uma ferramenta de avaliação e monitoramento do desenvolvimento do setor. “Teremos um banco de informações técnicas para que auxiliem no planejamento e elaboração das políticas públicas do turismo”, garantiu.

Entre as prioridades deste governo, ressaltou a infraestrutura, com foco inicial na sinalização turística e na instalação de portais com receptivos nas entradas do Estado. Durante a palestra, Nelson Cintra também destacou a promoção e marketing do turismo, em feiras nacionais e internacionais, Famtours, rodada de negócios, entre outros.

Destacando o turismo como uma importante atividade econômica, além de grande gerador de emprego, o diretor de desenvolvimento do turismo e mercado da Fundtur-MS, Geancarlo de Lima Merighi, apresentou aos acadêmicos, por meio de números, a importância do turismo para a economia e na geração de emprego e renda.

“De acordo com o Conselho Internacional de Turismo (WTTN/2014 ano base2013), em parceria com a Universidade de Economia de Oxford, o turismo contribui com 9,5% para a economia global, gera 8,4 milhões de postos de trabalhos diretos, indiretos e induzidos e representa 9,2 do PIB Nacional, que significa um total de R$ 447,3 milhões”, destacou.

Conforme Merighi, os principais segmentos turísticos de Mato Grosso do Sul são o ecoturismo, aventura, pesca, birdwatching, histórico-cultural, agrotecnológico e rural. “A ocupação hoteleira está na casa de 54,13%, com a permanência de 2,1 dias e os principais motivos de viagem ao estado é lazer e negócios”, pontuou.

Para a coordenadora do curso, Lilian Paiva, é importante a integração do órgão com as universidades. “Conhecemos as expectativas e perspectivas do órgão para o desenvolvimento do turismo do estado. É importante este contato e as informações apresentadas”, disse.

O diretor-presidente disse que a capacitação e a valorização dos profissionais também são prioridades em sua gestão frente ao turismo do estado e se colocou à disposição das universidades para receber os acadêmicos nos estágios supervisionados.

Participaram da palestra os professores do curso de turismo, Noslin de Paula Almeida, Luciana Correia Diettrich, Erick Pusch Wilke e Milton Augusto Pasquoto Mariani, a coordenadora da Câmara Temática/Fecomércio-MS, Walkiria Capusso e a analista de educação profissional (Turismo, hospitalidade e lazer), Fabrizia Valle da Costa.

Fonte: Fundtur/Raquel dos Passos

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.