Neste 10 de maio é comemorado o dia do Guia de Turismo

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, maio 10, 2017 as 11:56 | Voltar

Data homenageia os profissionais que se dedicam a auxiliar os turistas durante as viagens, apresentando os pontos turísticos e o que há de melhor em cada atrativo

Brasília (DF) - O guia de turismo é o profissional habilitado para guiar visitantes por roteiros turísticos. Simpatia e carisma com os turistas, além de conhecimento sobre a cultura e história dos locais visitados são alguns atributos do profissional. No Brasil, a regulamentação da profissão pela lei nº 8.623, de 28 de janeiro de 1993 foi uma das grandes conquistas dos guias que têm se confirmado cada vez mais como importantes parceiros dos viajantes.

“Um dos elos mais importantes da cadeia produtiva do Turismo é o guia. O profissional é sinônimo de anfitrião e embaixador da receptividade”, disse o ministro do Turismo, Marx Beltrão, ao parabenizar a categoria pelo seu dia e reconhecer a importância do trabalho do guia de turismo. O ministro reforçou o papel do profissional, imprescindível para garantir uma viagem com o máximo de aproveitamento. “É ele quem orienta, cuida e dá apoio ao turista ou grupo de visitantes”, concluiu.

De acordo com Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, 18.563 profissionais estão oficialmente autorizados a exercerem a atividade, dentro e fora do Brasil. O registro é obrigatório e garante ao turista que o profissional contratado atende as exigências para a prestação do serviço.

“Ele é um vendedor de sonhos, cheiros, sabores e cores, quando usa o poder de sua oratória e sabe fazer o turista vivenciar experiências inesquecíveis”, destaca a presidente da Federação Nacional dos Guias de Turismo (Fenagtur), Irma karla, que está em Natal (RN) comemorando a data com mais de 1.500 profissionais reunidos no 37º congresso brasileiro da categoria que segue até domingo (14).

IDENTIFICAÇÃO - O crachá no peito, mais do que uma obrigação é motivo de orgulho para o guia em atividade. A desenvoltura, o amor por sua terra e uma boa dose de bairrismo também são algumas das características inerentes ao guia, que conduz o turista por caminhos inéditos. Quando o guia auxilia na comunicação e transmissão de informações e conhecimentos, cria um ambiente propício de aprendizado que enriquece a experiência da visita, proporciona segurança ao turista e torna a viagem inesquecível.

O guia de turismo também é um forte aliado na sustentabilidade da atividade turística. A defesa do ambiente natural e do patrimônio histórico e cultural dos destinos faz parte do trabalho realizado. Ele transmite a consciência de valores para que os viajantes preservem os atrativos e mantenham a beleza e a tradição do local.

A função de acompanhar, orientar e informar os turistas brasileiros e estrangeiros, também reforça a cultura e os costumes do destino com a produção de alimentos e artesanato, entre outros produtos e serviços da economia do turismo. Um trabalho bem feito que estimula novas viagens e faz a roda do turismo girar.

Guias de Turismo em Mato Grosso do Sul

Em Mato Grosso do Sul estão cadastrados 184 Guias de Turismo, de acordo com informações do Cadastur.  A credencial de guia de Turismo comprova a inscrição do profissional no Cadastur e é a permissão legal para o guia exercer a atividade. Além de curso de formação de 800 horas para quem tem nível médio, o número do guia no cadastro garante a segurança em relação a prestação do serviço ao turista.

No Cadastur o turista consegue consultar informações sobre os guias de turismo, entre elas, o contato, cidade/UF, número do Certificado Cadastur, idiomas, e segmentos turísticos. Além do mais, ao contratar os serviços de um guia, o turista poderá verificar a especialidade do profissional, ou seja, sua categoria de atuação:

GUIA REGIONAL – Suas atividades compreendem a recepção, o traslado, o acompanhamento, a prestação de informações e assistência a turistas, em itinerários ou roteiros locais ou intermunicipais de um mesmo estado, para visita aos atrativos turísticos.

GUIA DE EXCURSÃO NACIONAL – Entre as atribuições estão o acompanhamento e a assistência a grupos de turistas em excursão de âmbito nacional ou realizada nos países da América do Sul.

GUIA DE EXCURSÃO INTERNACIONAL – Realiza as atividades de excursões para os demais países do mundo, adotando, em nome da agência de turismo responsável pelo roteiro, todas as atribuições de natureza técnica e administrativa necessárias à execução do programa.

GUIA ESPECIALIZADO EM ATRATIVO TURÍSTICO – Presta informações técnicas e especializadas sobre determinado tipo de atrativo turístico, natural ou cultural, com formação profissional específica.

Débora Bordin – Assessoria de Comunicação da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul – Fundtur-MS, com informações Ministério do Turismo. | Fotos: Raquel dos Passos