Murtinho promove torneio de pesca com apoio do Governo do Estado através da Fundtur

Categoria: Pesca | Publicado: segunda-feira, fevereiro 26, 2018 as 10:29 | Voltar

Campo Grande (MS) – Um dos principais polos de turismo de pesca esportiva de Mato Grosso do Sul, Porto Murtinho, situado na fronteira sudoeste com o Paraguai, celebrou neste fim de semana a abertura da temporada de pesca em 2018, que acontece no dia 1º de março. A prefeitura local, com o apoio do Governo do Estado, promoveu um torneio de pesca na modalidade de pesque-solte (permitida por lei em fevereiro no rio Paraguai).

O torneio reuniu cerca de mil pescadores, entre crianças e adultos, segundo a coordenadora do evento, a turismóloga Vivian Cruz. A programação de abertura, na sexta-feira, incluiu uma procissão dos pescadores brasileiros e paraguaios pelo rio Paraguai. A pesca infantil ocorreu na manhã de sábado, na orla do rio Paraguai, que margeia a cidade. E no domingo, 300 pescadores participaram do torneio de pesca embarcada, numa faixa delimitada de 1 km do rio. “O evento marca a temporada de pesca e ao mesmo tempo divulga as potencialidades turísticas da região”, explica Vivian Cruz.

A prefeitura organizou várias atividades na orla portuária para o público participante. Durante a pesca infantil, houve a disputa de um torneio de vôlei de areia. A pesca embarcada começou às 7h da manhã e encerrou ao meio-dia de domingo (25.2), com a premiação dos vencedores (maior quantidade de peixe e a maior espécie fisgada).

O Governo do Estado apoiou o evento por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania (SECC) e da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS).

Sílvio Andrade – Subsecretaria de Comunicação (Subcom) | Foto: Chico Ribeiro