Jornada Cultural celebra 150 anos da Retirada da Laguna

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, setembro 21, 2016 as 10:50 | Voltar

Campo Grande (MS) - Em comemoração aos “150 Anos da Retirada da laguna” acontece entre os dias 22 e 23, a 12ª Jornada Cultural da Retirada da Laguna. O evento é organizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação de Mato Grosso do Sul (Sectei) em parceria com o Comando Militar do Oeste (CMO), a Fundação de Turismo de MS (Fundtur) e a Secretaria Estadual de Educação (SED).

As ações estão sendo realizadas com o intuito de reverenciar os heróis e reforçar a importância dessa passagem da guerra na constituição da história do Brasil. Na programação do evento estão previstas a visita ao Cemitério dos Heróis, travessia do Rio Miranda, trilha, encenação e visita ao Porto Canuto.

Na sexta-feira (23) acontece, às 10 horas, na Praça dos Heróis, em Nioaque, a encenação dos fatos históricos ocorridos na época da Retirada da Laguna.

O evento reúne instituições militares e civis, historiadores, pesquisadores e professores, a fim de promover o estudo e a divulgação do evento histórico ocorrido da Retirada da Laguna e das Operações Bélicas ocorridas na Província do Mato Grosso, durante a Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870).

As atividades ocorrerão nas cidades de Jardim e Nioaque. Mais informações podem ser obtidas no site: http://www.rotaretiradadalaguna.ms.gov.br.

Tombamento - No início do mês, o Ministério da Cultura homologou o tombamento de três tumbas do Cemitério dos Heróis, no município de Jardim, onde estiveram enterrados os corpos de Guia Lopes da Laguna, do Coronel Carlos de Morais Camisão e do tenente-coronel Juvêncio Cabral de Menezes.

cemiterio-jardim_bolivar-porto

Local de sepultamento dos heróis da Retirada da Laguna tombado está no município de Jardim. Foto: Bolivar Porto.

O local já era patrimônio histórico do município e desde 1955 tramitava no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) o processo para o seu tombamento como patrimônio nacional.

Localizado na margem esquerda do Rio Miranda, mesmo local em que morreram os três heróis nacionais no episódio da Retirada da Laguna, o Cemitério dos Heróis faz parte do patrimônio histórico de Jardim.

Durante mais de cinco meses em 1867, José Francisco Lopes, também conhecido como Guia Lopes, defendeu o território sul da Província de Mato Grosso ao lado dos outros dois coronéis, contra o ditador Solano López.

Em 1930, os restos mortais dos combatentes foram levados para o Rio de Janeiro, onde se encontram até hoje, em uma cripta construída em Praia Vermelha em homenagem aos "Heróis de Dourados e da Laguna".

Em 11 de julho de 2015, o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural já tinha se manifestado a favor do tombamento do local onde morreram e foram enterrados pela primeira vez os heróis. O cemitério dos Heróis é de domínio da União e jurisdicionado ao Exército Brasileiro, sendo mantido pela 4ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizado.

Raquel dos Passos, Fundação de Turismo de MS, com informações Joaquim Padilha e Sectei.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.