Inventário de Bonito: cidade tem mais de 100 opções de hospedagens e 46 agências

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, novembro 29, 2016 as 07:14 | Voltar

O Observatório de Turismo e Eventos de Bonito-MS (OTEB), coordenado pelo Bonito Convention & Visitors Bureau, com o apoio da Prefeitura Municipal de Bonito e da Fecomércio-MS, divulgou o Inventário Turístico de Bonito e Região relativo aos anos de 2015 e 2016.

O documento traz um panorama do turismo na cidade, destacando desde a rede hoteleira e os meios alternativos de hospedagem, até a quantidade de atividades que os atrativos turísticos oferecem. O relatório também apresenta as opções de transporte, o grau de instrução dos guias turísticos e o perfil dos turistas.

O material é extenso e destaca uma série de fatores, nesta matéria o  conteúdo trata da rede hoteleira e das agências de turismo.

graficos

Segundo o inventário, Bonito tem pelo menos 113 opções de hospedagem, sendo 70 hotéis e pousadas, seis albergues, cinco campings e 32 casas de aluguel. São mais 5.715 leitos, já que os campings não entraram na contagem, que geram 795 empregos permanentes. O número pode aumentar significativamente durante os períodos de alta temporada.

O perfil da rede hoteleira também foi analisado e 100% oferecem café da manhã, ar condicionado e televisão. Já a internet está disponível em 97% dos hotéis e pousadas e o estacionamento em 92%. As salas de eventos são mais restritas e apenas 12% possuem o espaço.

O preço médio da diária varia conforme o período, já que é normal o aumento de preços durante a alta temporada. Em 2015, por exemplo, o maior preço praticado foi em janeiro e o menor em junho, tanto nos hotéis 4 estrelas, como nos de 1 estrela.

Quanto às reservas, 56% dos hospedes optaram por tratar direto com o hotel e 30% através das OTA’s (agências online como booking.com, decolar.com…). O restante usou as agências de turismo tradicional. Nesse sentido, 57% das empresas possuem sistema de reserva informatizado, contra 43 % que utilizam planilhas do Excel ou formulários para gerenciar suas reservas. Das empresas com páginas na web, 18% oferecem o conteúdo em inglês e 9% em espanhol.

A cidade conta com 46 agências de turismo, sendo que 22 estão anexas a hotéis. Deste total, 59% oferecem atendimento em língua estrangeira e geram 196 empregos permanentes.

Ainda conforme o documento, das 46% das agências de turismo disse que pretendem fazer investimentos na estrutura e em processos e 37% disseram que pretendem contratar nos próximos 12 meses. Os cursos de maior interesse citados pelas agências foram qualidade no atendimento e idiomas.

O inventário turístico tem como objetivo realizar o levantamento e identificação dos atrativos, serviços e equipamentos turísticos dos municípios de Bonito, Jardim e Bodoquena no estado de Mato Grosso do Sul. Este estudo tem ainda a finalidade de servir como base de informações para o planejamento turístico na esfera pública e privada.

Fonte: Bonito Net   Foto: Bolivar Porto