Fundtur apresenta o Programa de Ampliação e Diversificação da Oferta Turística de MS

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, maio 14, 2015 as 09:21 | Voltar

Foi apresentado nesta manhã (14), durante o “I Seminário de Políticas Públicas para Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação”, o Programa de Ampliação e Diversificação da Oferta Turística de Mato Grosso do Sul (Padot-MS). A apresentação foi feita pelo diretor de Desenvolvimento do Turismo e Mercado da Fundtur, Geancarlo de Lima Merighi, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, em Campo Grande.

O Programa vai contemplar todas as regiões e municípios e será realizado em etapas. Segundo Geancarlo, para o desenvolvimento do programa será necessário o apoio e a parceria dos municípios, das instituições, entidades e universidades para o fortalecimento dos objetivos propostos.

Na primeira etapa do programa será feito o diagnóstico turístico nos municípios do Estado, com as informações será elaborado o inventário. As informações referentes à gestão municipal do turismo; governança local do turismo; infraestrutura turística; sustentabilidade do turismo no município; atrativos naturais, históricos, culturais e tecnológicos serão lançados pelos gestores municipais de turismo em um sistema online desenvolvido especialmente para o Padot-MS. Os técnicos da Fundtur vão fazer o treinamento e o acompanhamento do lançamento das informações coletadas pelos municípios.

“Serão feitos diagnósticos nos municípios do Estado para identificar as potencialidades e prioridades do turismo local e realizar um planejamento estratégico voltado especificamente para as necessidades identificadas. Mato Grosso do Sul tem muitos atrativos e belezas naturais. É preciso criar condições para que esses atrativos sejam consolidados como produtos turísticos”, observou Nelson Cintra.

Dentro do trabalho de diagnóstico, está a captação de imagens e fotografias em alta definição, o material auxiliará no fomento e promoção dos destinos e potenciais dos municípios, disponibilizando um banco de imagens para todo estado.

A segunda etapa será a análise diagnóstica e elaboração de roteiros. Esta etapa tem a finalidade de consolidar os diagnósticos, avaliar os atrativos levantados e definir através de critérios técnicos os atrativos poderão se tornar um produto turístico e integrar roteiros, visando fortalecer a oferta turística do Estado.

Na terceira etapa, será feita a validação, promoção e lançamento oficial dos novos produtos. A promoção dos roteiros será realizada em feiras nacionais e internacionais, bem como na realização de roadshow, famtours e presstrip.

O monitoramento do desenvolvimento do programa será constante e com ele será possível identificar as necessidades e ajustes das rotas visando chegar ao objetivo proposto.

Conforme Nelson Cintra, o programa possibilitará aos municípios a inserção de uma nova atividade econômica capaz de fazer com que os municípios tenham um melhor desempenho econômico, social, ambiental e cultural. “A implementação da atividade turística nos municípios colabora com a geração de emprego, renda e o desenvolvimento local”, destacou.

Raquel dos Passos/FundturMS

Publicado por: bbento@fazenda