Divulgado relatório final do Programa de Classificação dos Municípios de MS 2017

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, março 26, 2018 as 15:05 | Voltar

Campo Grande (MS) – Foi divulgada nesta sexta-feira (23) a 3ª fase do Programa de Classificação dos Municípios de Mato Grosso do Sul, que foi implantado em 2013 e reformulado em 2017. O Programa tem o intuito de fomentar o turismo dos municípios do estado através do levantamento da infraestrutura e do apoio oferecido em cada um deles, além de incentivar o desenvolvimento da atividade e atrair novos investimentos para o setor.

Segundo o diretor de Desenvolvimento do Turismo e Mercado da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), Geancarlo Merighi, o resultado foi positivo. “Tivemos uma adesão muito boa dos municípios e percebemos evolução em muitos deles comparado ao último levantamento do Programa de Classificação, em 2014. Isso mostra o crescimento dos municípios do que diz respeito ao desenvolvimento do turismo, principalmente na gestão e participação nos processo das Instâncias de Governança. Os municípios precisam agora se apropriar desses resultados positivos para entender melhor a atividade turística local, colocar as ações em prática e usufruir dos benefícios”, pondera.

Entre os critérios levados em consideração pela equipe da Fundtur-MS estão: o nível de desenvolvimento das Instâncias de Governança; atuação da Gestão Pública Municipal através do planejamento, alocação de recursos, interlocução com a iniciativa privada, infraestrutura básica de apoio ao turismo no que concerne a sustentabilidade ambiental, produção cultural, proteção à infância e a juventude; infraestrutura turística disponível; disponibilidade de serviço de atendimento ao turista, com informações e orientação; utilização de instrumentos de monitoramento da movimentação turística no município; ficha do Produto Turístico, com detalhamento das potencialidades e atrativos naturais e culturais. Esse último critério será cobrado na 4ª fase do Programa, que está prevista para o primeiro semestre de 2019.

A partir desse levantamento em 2017, os municípios foram classificados em quatro categorias:

• CATEGORIA SEMEAR - 24 municípios que atingiram até 80 Pontos. Nessa categoria, as ações serão focadas na melhoria da infraestrutura básica, turística e sensibilização da comunidade local para a atividade.

• CATEGORIA NASCER - 13 municípios que atingiram de 81 até 109 pontos. Nessa categoria, as ações serão focadas na estruturação segundo a vocação do destino, qualificação e melhoria da infraestrutura turística.

• CATEGORIA FRUTIFICAR - 03 municípios que atingiram de 110 até 149 pontos. Nessa categoria, as ações serão focadas na organização de roteiros e produtos turísticos, além da promoção.

• CATEGORIA COLHER - 05 municípios que atingiram de 150 até 235 pontos. Nessa categoria, as ações serão focadas na manutenção, promoção e comercialização dos produtos turísticos.

Dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, 12 ficam sem classificação porque não participaram de nenhuma edição do Programa de Classificação dos Municípios. E dos 45 municípios que aderiam em 2017, 40 estão inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro do Ministério do Turismo.

O Programa de Classificação/2017 – 3ª Fase foi alimentado pelos próprios municípios participantes, com orientação e suporte da equipe técnica da Diretoria de Desenvolvimento do Turismo e Mercado, através de um sistema desenvolvido pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS) em parceria com a Superintendência de Gestão da Informação (SGI). Para acessar o Relatório Final – Classificação dos Municípios 2017 – 3ª FASE, a Planilha de pontuação dos municípios geral 2013/2014/2017 e o Quadro de Classificação de 2017, clique AQUI.

Débora Bordin – Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul | Foto: @visitmsoficial