Dia Nacional do Turismo, posse da Embratur e reunião do Fornatur estão na agenda da Fundtur em Brasília

Categoria: Feiras e Eventos | Publicado: terça-feira, maio 8, 2018 as 15:20 | Voltar

Campo Grande (MS) – O turismo de Mato Grosso do Sul tem agenda cheia em Brasília nesses dias 08 e 09 de maio. Nesta terça-feira (08), o diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS (Fundtur-MS), Bruno Wendling, participa de evento alusivo ao Dia Nacional do Turismo e faz uma apresentação intitulada “Destino Patrono 2018 - Prêmio ABBTUR Mérito & Talento: Mato Grosso do Sul – Importância da qualificação profissional na gestão pública de Turismo”. A data, anteriormente comemorada no dia 02 de março, foi instituída pela Lei nº 12.625/2012 e incluída no calendário oficial brasileiro.

Bruno destacou a importância do turismólogo na gestão pública do turismo para traçar estratégias e elaborar a implementação de políticas públicas. “A participação de um turismólogo na gestão pública do turismo dá mais condições na realização de ações que realmente são importantes para os destinos. E essa reflexão, sobre a importância do profissional capacitado, foi amplamente debatida hoje de manhã com os parlamentares presentes na reunião. Falamos sobre a necessidade de regulamentação e de efetivação da categoria dentro da Lei Geral do Turismo para que ela seja, de fato, reconhecida. E isso é emblemático no Dia Nacional do Turismo, uma data tão importante para discussões que fomentem o desenvolvimento e profissionalização do setor”.

O evento de comemoração do Dia Nacional do Turismo é realizado pela ABBTUR - Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo e pela Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer de Brasília e tem como objetivo consolidar a data com atividades institucionais com foco na valorização e qualificação profissional do turismo, fazer reflexões com turismólogos - profissão reconhecida pela Lei 12.591/2012 - e diálogos jurídicos com parlamentares envolvidos com questões da qualificação profissional no setor.

Ainda no dia 08 de maio, acontece a cerimônia de posse de Teté Bezerra como nova presidente do Instituto Brasileiro de Turismo – EMBRATUR, no edifício sede do Instituto. Teté Bezerra, que ocupava o cargo de secretária Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo do MTu, assume no lugar de Vinícius Lummertz na presidência, atual Ministro do Turismo.

Na quarta-feira (09) a agenda do dia é a participação na 95° Reunião Ordinária do FORNATUR, onde Bruno Wendling representa Mato Grosso do Sul na vice-presidência da região Centro-Oeste. Entre os assuntos a serem tratados na sala de reuniões da Fecomércio, estão a apresentação do novo site do Fornatur, plataforma Integrada de Turismo e Turismo Inteligente, criação da Federação Nacional das Regiões Turísticas (Circuitos/Polos), estatísticas Airbnb e apresentação da 46ª ABAV Expo Internacional, que acontece em São Paulo no mês de setembro. Na pauta fixa da reunião, que contará também com a presença do Ministro do Turismo, Vinícius Lummertz e da presidente da Embratur, Teté Bezerra, estão os casos de sucesso: Minas Gerais  – Panorama do turismo - Vídeos Tutoriais, Pará – Rotas Turísticas e Gastronômicas e Mato Grosso do Sul – Modelo da Fundação de Turismo do MS.

Débora Bordin – Fundação de Turismo de MS  Foto: @visitmsoficial