Desenvolvimento do setor turístico será pauta durante a Rota do Desenvolvimento em Dourados

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, outubro 16, 2015 as 12:12 | Voltar

Com a proposta de fomentar a interiorização do desenvolvimento e a diversificação da matriz econômica sul-mato-grossense, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), em parceria com o Sistema S e outras entidades do setor produtivo realiza a terceira edição da Rota do Desenvolvimento em Dourados, entre os dias 22 a 25 de outubro. O evento é pautado em uma série de atividades e ações com foco nos diferentes tipos de negócios da região.

A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS) participa do evento com palestras, oficinas, reuniões e atendimentos com foco no desenvolvimento do turismo de Mato Grosso do Sul. O objetivo é contribuir para o fortalecimento do setor turístico, visando a ampliação e diversificação da oferta turística.

Conforme o diretor-presidente da Fundtur-MS, Nelson Cintra, o programa governamental tem mobilizado empreendedores, o poder público e instituições dos mais variados segmentos, que buscam informações e oportunidades para o crescimento. “É uma importante ferramenta para o setor turístico, pois promove ações de incentivo e apoio através de inúmeras atividades. A finalidade é fortalecer o desenvolvimento do setor e a economia local, e assim também estimular a geração de emprego e renda”, destacou.

Nos dias 21 e 22 acontece a “Oficina de Orientação Básica para a Elaboração e Lançamento de Projetos” no SINCONV com objetivo de captar recursos para o turismo, a oficina é voltada para os gestores públicos do turismo. Na quinta-feira (22) acontece no auditório do Senac, a reunião dos Fóruns Regionais de Turismo da Grande Dourados, Sete Caminhos da Natureza e Caminhos da Fronteira, com prefeitos, vereadores, gestores públicos e representantes do turismo.

Na sexta-feira (23), o diretor-presidente da Fundtur, Nelson Cintra, fala sobre os “Mecanismos de Visitação Turística do Parque Estadual do Ivinhema”. No período da tarde, Cintra realiza uma reunião para apresentar os “Eixos Norteadores da Gestão Pública Estadual do Turismo 2015/2018”.

Ainda na sexta-feira, a gerente de mercado, Karla Cavalcanti, ministra a palestra com o tema: “Orientação para a Participação em Ações Promocionais do Turismo”. Na sequência, a Analista do Desenvolvimento do Turismo da Fundtur-MS, também responsável pelo Cadastur em Mato Grosso do Sul, Dinair Rezende Marques, fala sobre a “Importância do Cadastur para os empreendimentos turísticos e o fortalecimento das Instâncias de Governança (Comtur/Fóruns)”.

Finalizando o ciclo de palestras, o Professor Doutor Airton Pinto de Moura e a Professora Doutora Dores Cristina Grechi da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) ministram a palestra “A Cadeia Produtiva do Turismo e as Oportunidades para a Região Centro Sul”.

Entre os dias 22 e 25, das 14 horas às 21 horas, a equipe técnica da instituição estará disponível para realizar cadastramento dos prestadores de serviços turísticos no Cadastur, do Ministério do Turismo.

Serviço:

Rota do Desenvolvimento MS- região centro sul

Período: 22 a 25/10/2015

Local: Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leitz

Rua: Cel. Ponciano, s/n, Bairro Conjunto Habitacional Izidro Pedroso

Site: www.rotadodesenvolvimentoms.com.br

PROGRAMAÇÃO

22/10/2015 – quinta-feira

Solenidade de Abertura

14h00 – Composição da mesa: Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Dourados, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico – SEMADE, Sebrae/MS, Fiems, Faems, Fecomercio e Famasul.

Local: Auditório 

22/10/2015 – quinta -feira

REUNIÃO FÓRUNS REGIONAIS DE TURISMO

Local: Auditório do SENAC

Rua: Dr. Mário Machado de Lemos, 240, Jardim Londrina

09h00 – Reunião dos Fóruns Regionais

  1. 1. Grande Dourados;
  2. 2. Sete Caminhos da Natureza;
  3. Caminhos da Fronteira.

Público-alvo: Prefeitos, Vereadores, Gestores Públicos do Turismo.

 21/10/2015 - quarta-feira e 22/10/2015 - quinta-feira 

21/10 – Oficina de Elaboração de Projetos (INSCRIÇÕES ESGOTADAS)

08h00 às 12h00 / 14h00 às 16h00 – Oficina de Orientação Básica para Elaboração e Lançamento de Projetos no SICONV com o objetivo de captar recursos para o Turismo. Parte I

22/10 – Oficina de Elaboração de Projetos (INSCRIÇÕES ESGOTADAS)

8h00 às 12h00 – Parte II

Facilitador: Luis Carlos Morente.

Público-alvo: Gestores Públicos do Turismo.

23/10/2015 - sexta-feira

Reunião: Mecanismos de Visitação Turística do Parque Estadual do Ivinhema

Facilitador: Nelson Cintra e Fernanda Bentasol

Horário: 9h00 às 11h00

Público: prefeitos de Jateí, Taquarussu e Naviraí

PALESTRAS – SALA 01

1.

Tema: “Os Eixos Norteadores da Gestão Pública Estadual do Turismo 2015-2018”.

Palestrantes: Diretor-Presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul Nelson Cintra e Fernanda Bentasol

Horário: 14h00 às 17h00

Público-alvo: Prefeitos, Vereadores, Gestores Públicos do Turismo.

2.

Tema: “Orientação para participação em ações promocionais do Turismo (FUNDTUR)”.

Palestrante: Karla Cavancanti.

Horário: 17h00 às 18h00

Público-alvo: Prefeitos, Vereadores, Gestores Públicos do Turismo.

 3.

Tema: “Importância do CADASTUR para os empreendimentos turísticos e Fortalecimento das Instâncias de Governança (COMTUR/FORUNS)”.

Palestrante: Dinair Rezende Marques.

Horário: 18h:30 às 19h00

Público-alvo: Trade e Gestores Públicos do Turismo.

4.

Tema: “A cadeia Produtiva do Turismo e as Oportunidades para a Região Centro Sul” – Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul -

Palestrantes: Profº Dr. Airton Pinto de Moura e Profª Dra Dores Cristina Grechi.

Horário: 19h00 às 20h00

Público-alvo: Público em geral interessado em empreender no Turismo.

22/10/2015 – quinta a 25/10/2015 - domingo

ATENDIMENTO AO EMPREENDEDOR

14h00 às 21h00 – Mesas de Atendimento - Abertura e Regularização de Empresas e Atendimento de órgãos públicos e instituições 

MESA Nº20

 ATENDIMENTO DA FUNDTUR

Equipe técnica da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul estará disponível para realizar o CADASTUR - Cadastramento dos Prestadores de Serviços Turísticos interessados na regularização do seu Empreendimento junto ao Ministério do Turismo.

Facilitadora Dinair Rezende Marques.

Raquel dos Passos, Assessoria de Comunicação da Fundação de Turismo de MS.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.