Conheça empreendimentos de Mato Grosso do Sul cadastrados no Guia Turismo Acessível

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, janeiro 26, 2016 as 08:03 | Voltar

Campo Grande (MS) – A acessibilidade é um tema que está cada vez mais em evidência no país, já que as necessidades das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida precisam ser respeitadas. E isso não é diferente no turismo, já que é uma atividade que oferece novas oportunidades, permite o convívio social, a integração e troca cultural, além de novas descobertas, o que é um direito de todos.

Em Mato Grosso do Sul, muitos empreendimentos estão adequando seus equipamentos para melhorarem a qualidade dos serviços em relação à acessibilidade. Além disso, a capacitação e sensibilização dos profissionais e gestores da cadeia produtiva do turismo é uma forma de sensibilização sobre a importância da acessibilidade como fator de inclusão social e competitividade.

No site “Guia Turismo Acessível” é possível pesquisar onde há empreendimentos cadastrados com acessibilidade em Mato Grosso do Sul, além de outros estados e o Distrito Federal. O site permite a navegação de pessoas com deficiência visual, auditiva, física/motora e intelectual. A ferramenta permite ao turista, com deficiência ou não, cadastrar e avaliar restaurantes, estabelecimentos e atrações turísticas segundo seu nível de acessibilidade. A pesquisa pode ser feita por cidade ou por tipo de estabelecimento, entre eles, restaurantes, bares, meios de hospedagens, shoppings, museus, atrativos históricos, parques, zoológicos, cinemas, serviços turísticos e atividades de lazer.

Os estabelecimentos foram adaptados de acordo com a legislação federal – Lei 10.098/2000 e Decreto 5.296/2004, que estabelecem as normas gerais para a promoção da acessibilidade. Complementarmente, se baseia na norma nBr 9050:2004 da Associação Brasileira de normas Técnicas (ABNT), a qual estabelece critérios e parâmetros técnicos a  serem observados quando do projeto, construção, instalação e adaptação de edificações,  espaços e equipamentos urbanos às condições de acessibilidade.

Para o diretor presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nelson Cintra, a acessibilidade é de suma importância para a inclusão social em todos os estabelecimentos, inclusive nos equipamentos turísticos. “Temos que ter a consciência que todo mundo tem o direito de ir e vir em qualquer lugar. No turismo não é diferente, então é importante que o setor se adapte e esteja preparado para receber bem todas as pessoas”, destaca.

 Ações de Inclusão

Em 2014, o Ministério do Turismo lançou o Programa Turismo Acessível, um conjunto de ações que promovem a inclusão social e o acesso de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida à atividade turística com segurança e autonomia, entre eles, o site “Guia Turismo Acessível”.

Por Assessoria de Comunicação da Fundtur MS / Débora Bordin

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.