IV Empretur discutiu novas possibilidades para o turismo

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, setembro 30, 2015 as 13:33 | Voltar

Encerrou nesta quarta-feira (30), o IV Encontro de Empreendedorismo no Turismo –Empretur, com a temática central sobre o empreendedorismo. O encontro é realizado pelo curso de Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, unidade Campo Grande (UEMS-CG), em parceria com o Governo do Estado, através da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS) e apoio do trade turístico.

O evento, realizado anualmente, tem como finalidade promover a aprendizagem integrada entre os setores que envolvem o desenvolvimento do turismo com a troca de conhecimentos teóricos e práticos de gestores, pesquisadores, trade e população, por meio de palestras, oficinas, conferências, confraternizações e atividades culturais.

Segundo a coordenadora do curso de Turismo da UEMS-Unidade Campo Grande, Daniela Sottili, o 4º Empretur vem confirmar a identidade do curso de turismo. O trabalho desenvolvido nesses quatro anos envolve os alunos do curso e professores, e oferece a possibilidade de novas perspectivas para o desenvolvimento do turismo. “Além da importância acadêmica científica aplicada juntamente com os docentes, abre caminhos para o trade turístico, que são grandes parceiros neste trabalho. O evento se consolida e tende a contribuir com as palestras e trocas de informações, tanto para aqueles que estão na academia, quanto para os que estão na gestão dos empreendimentos turísticos ou gestão pública”, disse.

No dia da abertura, a primeira palestra ministrada pelo professor Pós-Doutor Alexandre Panosso Netto, da Universidade de São Paulo, abordou o tema Turismo de Experiência: Conceitos e Práticas. Conforme Panosso, o turismo de experiência é um conceito que permeia todos os segmentos e práticas do turismo. “As pessoas estão buscando no turismo algo mais autêntico e verdadeiro. Temos que entender as tendências mundiais e nacionais, pois o turismo de experiência exige do turista uma carga emocional e histórica”, ressaltou.

O surgimento do segmento tem duas hipóteses apontadas por ele. A primeira seria uma estratégia de marketing turístico, um produto com certo diferencial, que fornece experiências fortes, verdadeiras e autênticas. A outra hipótese surge a partir de uma crise da sociedade, chamado de vácuo existencial. De acordo com Netto, o turismo de experiência em um primeiro momento busca proporcionar aos turistas momentos únicos e marcantes durante sua viagem, através de ofertas inovadoras.

Conforme o palestrante, hoje os turistas desejam viver novas realidades e ter experiências diferenciadas a cada viagem, seja pra fugir do estresse, ficar mais próximo à natureza, ampliar conhecimentos culturais, gastronômicos ou até superar seus próprios limites. As características dos turistas de hoje, conforme Netto, é buscar experiência de algo diferente, gosta de ser desafiado, gosta de ver, mas não constrói, faz por prazer, gosta de esportes, aventureiro, híbrido, entre outras.

Turismo no Espaço Rural

No segundo dia do evento a professora Mestra Alessandra Santos dos Santos, da Universidade de Brasília, falou sobre o Turismo em Espaço Rural: Desafios e Possibilidades. Conceitualmente é o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade. O segmento hoje abrange hotéis fazenda, pousadas, spas rurais, restaurantes rurais, camping e acampamentos rurais, turismo de pesca, científico-pedagógico, etnográfico, entre outros.

Segundo Alessandra, as potencialidades do turismo em espaço rural no Brasil trazem impacto direto e indireto na economia local, a pluriatividade com uma ou mais formas de renda dos membros de uma mesma família, resgata as raízes rurais e suas tradições, alia a gastronomia à tradição e modernidade. Ela destaca ainda que o fator importante para o desenvolvimento do turismo rural são as parcerias: Ministério do Turismo, associação de agricultores, cooperativas, instituições de ensino, entre outras entidades.

Gastronomia com insetos

Nesta quarta-feira, último dia da programação, contou com aula show e palestra abordando o tema Antropoentomofagia: Insetos como recursos alimentares, ministrada pelo professor Doutorando Rossano Linassi, do Instituto Federal Catarinense, Campus Camboriú.

Durante a palestra Rossano falou sobre a “Antropoentomofagia”, que consiste na utilização de insetos na alimentação humana. Conforme Rossato, os insetos são ricos em proteínas, gorduras benéficos, vitaminas e sais minerais, como ferro e zinco, e, de quebra, possuem colesterol quase nulo.  Ao contrário da pecuária tradicional, requerem pouca energia, água e espaço para crescer. São também de cultivo sustentável, pois emitem menos gases de efeito estufa (apenas algumas espécies emitem metano, por exemplo, enquanto gados são uma das maiores fontes do gás poluente) e dependem menos dos recursos do solo.

Segundo ele, no Brasil existem pequenos produtores nas chamadas biofábricas, mas os insetos são destinados para ração animal. Para o turismo, o palestrante desconhece qualquer ação para atrair turista, mas cita um restaurante em Minas Gerias que possui no cardápio pratos com insetos. Segundo Rossano, “O maior entrave é a falta de legislação que permita o comércio formal ou a utilização como alimento”, disse.

Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), quase um terço da população mundial consome insetos por prazer.  Rossano destacou que já são cerca de 1 milhão de insetos reconhecidos, mas que no mundo são mais de 30 milhões existentes. Mais de 1700 são utilizados com alimento, em mais de 120 países (80% dos países).

Na oportunidade, o Rossano preparou vários pratos que foram oferecidos aos presentes, como a pizza de queijo com tenébrios (larva de besouro, conhecido como bicho-da-farinha), macarrão oriental com baratas e larvas gigantes e sobremesa de morango com cobertura de chocolate com larvas de moscas.

Raquel dos Passos, assessoria de comunicação da Fundação de Turismo de MS

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.