Turismo avança na qualificação de mão de obra para o setor

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, julho 22, 2015 as 09:04 | Voltar

Do início de julho até a última sexta-feira (17), já foram publicados no Diário Oficial da União 30 acordos de cooperação técnica que instituem parcerias entre o Ministério do Turismo e órgãos estaduais e municipais de Turismo, com o objetivo de implantar o Pronatec Turismo e iniciar as aulas das novas turmas de 2015. 

Serão quatro linhas de ação do Programa: uma para pessoas que desejam atuar no turismo; outra para pessoas que já trabalham na área; uma terceira para jovens e familiares em situação de vulnerabilidade social ligados ao projeto ViraVida; e outra destinada à produção associada ao turismo, para o desenvolvimento local de municípios. 
 
Ao todo, 214 cidades serão beneficiadas com cursos relacionados a segmentos como hotelaria, agências de viagens, gastronomia e segurança, entre outros. Significa que além dos 120 contemplados no esforço de qualificação para a Copa do Mundo na 1ª fase do Programa, foram inseridos mais 94. Entre as novas cidades selecionadas, 81 estão localizadas no entorno de Parques Nacionais e 13 são municípios históricos.
 
Neste ano, o Pronatec Turismo aumentou ainda a participação da região Norte no programa, com a inclusão, do estado do Amapá. Para 2016 a previsão é que Roraima e Acre também sejam contemplados. As aulas devem começar nos próximos meses. Os interessados devem acompanhar a publicação das datas de pré-matrículas, aos cursos e aos números de vagas disponíveis junto aos órgãos municipais de turismo, em momento oportuno a ser divulgado. O programa vai oferecer mais de 200 cursos, a depender da demanda e capacidade do Instituição de Ensino (ofertante) de cada município.
 
Confira abaixo os municípios cujo acordo de cooperação com o Ministério do Turismo já foi publicado no Diário Oficial da União.
 
AM/Iranduba
AM/Novo Airão
BA/Lauro de Freitas
BA/Lençóis
CE/Aracati
CE/Beberibe
CE/Jijoca de Jericoacoara
CE/São Benedito
CE/Viçosa do Ceará
CE/Canguaretama
SE/Laranjeiras
SE/São Cristóvão
GO/Cavalcante
GO/Formosa
MS/Bonito
MS/Jardim
MG/Aiuruoca
MG/Conceição do Mato Dentro
MG/Itamonte
MG/Itanhadu
MG/Ouro Branco
MG/Pouso Alto
MG/Santana do Riacho
SP/Ilhabela
SP/São Vicente
RS/Cambará do Sul
Garibaldi( Secretaria Municipal de Turismo e Cultura) COPA
RS/Gramado
RS/São Borja
Fonte: MTur

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.