Turismo na Rota Norte foi pauta de reuniões em Alcinópolis e Coxim

Categoria: Interior | Publicado: terça-feira, julho 19, 2016 as 12:00 | Voltar

Campo Grande (MS) - Na última quinta-feira (14), a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul participou da Reunião do Fórum Regional Rota Norte. O evento, realizado no Monumento Natural da Serra do Bom Jardim, em Alcinópolis, teve o objetivo de discutir a gestão turística dos municípios da região, o fortalecimento dos conselhos, o envolvimento do poder público e dos empresários locais para a consolidação dos roteiros.

Além da reunião do Fórum, foram apresentadas palestras de instituições convidadas. O Sebrae apresentou uma palestra sobre normas técnicas oficiais do sistema de Gestão de Segurança, do Programa Aventura Segura – PAS. Segundo a gerente regional do SEBRAE região norte, Luzicarla Softov, o PAS é uma parceria entre ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura), o Ministério do Turismo e o Sebrae Nacional , visando “transformar o ecoturismo e o turismo de aventura numa fonte de desenvolvimento econômico qualificado, certificado e estruturado localmente”.

IMG_0084

O diretor de turismo de Coxim, Ariel Albrech, falou sobre “Os Desafios do Turismo da Rota Norte - MS”. Já o professor Dr. Noslin de Paula, da UFMS, palestrou sobre “O Processo de Turistificação”, estudo que pretende entender como é a participação de operadores e agentes de turismo na formação do destino como produto. O diretor presidente da FundturMS, Nelson Cintra, falou sobre a importância do turismo em Mato Grosso do Sul. Fechando o ciclo de palestras o presidente do Fórum, Edilson Cotonette, falou sobre o Projeto de Participação da Rota Norte no evento ABETA Summit 2016.

Após as deliberações do Fórum e almoço de gastronomia típica, os participantes realizaram uma visita ao Sítio Arqueológico Templo dos Pilares, produto turístico de Alcinópolis localizado no Monumento Natural da Serra do Bom Jardim. O roteiro foi encerrado no topo do Mirante da "Trilha do Por do Sol".

IMG_0150

Na sexta-feira (15) pela manhã, ainda na Rota Norte, foi a vez da reunião Ordinária do Cointa – Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari. O evento foi realizado no auditório do Instituto Federal de MS (IFMS), em Coxim. Foram apresentadas Propostas de Diretrizes, Programas e Plano de Ação prioritários para o Desenvolvimento da Região Norte de MS. Na área de turismo, a estratégia proposta foi o incremento da cadeia produtiva do turismo ecológico, tecnológico, histórico-cultural, de base comunitária e de aventura.

IMG_0463

Entre os presentes nas reuniões de quinta e sexta-feira estiveram o diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS, Nelson Cintra, o secretário da Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), Renato Roscoe, além de prefeitos dos municípios da região norte (Ildomar Carneiro Fernandes de Alcinópolis, Adão Rolim de São Gabriel do Oeste, Mario Kruger de Rio Verde, Aluizio São José de Coxim, Rogério Rosalin de Figueirão), representantes do Sebrae, IFMS, UEMS, UFMS, Associações Comercias, Entidades civis, Gestores Municipais das áreas de Cultura, Turismo, Educação, Ciência tecnologia e empreendedorismo, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e público em geral.

Débora Bordin – Assessoria de Comunicação da FundturMS / Fotos: Dreyse Wendy