Palestra apresenta bases para a construção do sistema regional de turismo

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, julho 8, 2016 as 23:40 | Voltar

Jardim sediou nesta sexta-feira (8) a 2ª Conferência Regional de Turismo organizada pelo Fórum Regional de Turismo de Bonito – Serra da Bodoquena e a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS). No encontro, representantes do turismo dos oito municípios discutiram ações e projetos para o desenvolvimento do turismo. Pela manhã, assistiram à palestra “Bases para a Construção do Sistema Regional de Turismo”, proferida pelo consultor de turismo, Mário Petrocchi.

O encontro contou com a presença do secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), Renato Roscoe e reuniu representantes do turismo, dos poderes públicos e privado, entidades da região e acadêmicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

????????????????????????????????????

Conforme o presidente do Fórum Regional de Turismo de Bonito – Serra da Bodoquena, Clayton Castilho, a região ainda tem um grande potencial turístico a ser desenvolvido. “É preciso agregar os municípios visando a ampliação da oferta turística, o desenvolvimento do setor e consequentemente gerar emprego e renda. É preciso unir esforços entre os poderes público e privado para ampliação do turismo na região, temos segmentos fortes como o gastronômico, cultural, natural e de eventos que ainda precisam ser desenvolvidos”, apontou. Clayton destacou que só no ano passado, Bonito recebeu 200 mil visitantes que geraram uma receita de R$ 300 milhões ao município, o que mostra a importância do setor para a economia do estado.

KEV_8167

Para o diretor-presidente da Fundtur-MS, Nelson Cintra, o turismo é uma das alavancas econômicas no processo de desenvolvimento do estado. “O alicerce do turismo deve ser formado pela gestão participativa e articulada dos setores públicos, privados, entidades e sociedade civil. Espaço como este possibilita a abertura de novos canais de discussões e trocas de ideias. Os projetos, proposições e programas de promoção para o desenvolvimento do turismo devem ser definidos em conjunto, já que cada região conhece suas necessidades. Precisamos somar esforços para elaborar estratégias para o setor”, destacou.

KEV_8171

Como parte da programação da conferência, o consultor em turismo, professor universitário, autor de livros sobre planejamento e gestão em turismo, hotelaria, agências de turismo e marketing para destinos turísticos e palestrante, Mário Petrocchi, apresentou pesquisas sobre o turismo no Brasil levando em consideração dados de Mato Grosso do Sul. Os resultados mostraram uma grande tendência para o turismo regional como forma de aquecer a atividade no estado.

KEV_8232

Segundo Petrocchi, as análises de demanda indicam oportunidades de expansão do número de turistas com origem do próprio estado - intitulado turismo de proximidade, com foco nos mercados regionais e emissores de estados como Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e dos países Bolívia e Paraguai. “As análises mercadológicas, o planejamento integrado, estratégias em marketing e o posicionamento competitivo em turismo são primordiais para chegar a esses mercados”, pontuou.

????????????????????????????????????

Mário apontou bases para a construção de um sistema integrado de turismo na Região Sudoeste, através de metodologia orientada de baixo para cima (bottom up). “O planejamento deve ser realizado em níveis, com a construção da sinergia entre os destinos, elaboração de projetos para os municípios, inteligência de mercado, projetos de marketing, operadora regional, lançamento de pacotes e constituir projetos integrados de turismo da região”, garantiu o consultor, dirigindo-se aos empresários e representantes dos segmentos do turismo presentes. Segundo ele o poder público e o terceiro setor devem ter o papel importante no apoio ao setor.

????????????????????????????????????

Entre as apresentações culturais do evento pela manhã, destaque para o poema “Minha Chegada”, declamado pela própria autora, a poetisa Sirley de Oliveira, membro da Associação dos Escritores do Sudoeste do Mato Grosso do Sul – Poeta Manoel de Barros – e também as apresentações musicais de Osmar da Gaita, com músicas tradicionais do cancioneiro fronteiriço e outras composições próprias.

Participaram do evento os prefeitos dos municípios de Jardim e Porto Murtinho, Erney Cunha Bazzano Barbosa e Heitor Miranda; o secretário municipal de turismo de Jardim, José Luis Dentinho; o secretário de Governo de Jardim, Antônio Carlos Romero; Dionízia Maidana Dedi, da Controladoria do Município; secretário de Infraestrutura de Jardim, Dival Willeman; o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Vladimir Douglas Baptista;  a   coordenadora do curso de Turismo da UEMS-Unidade Campo Grande, Daniela Sottili; Capitão Mattos, do 10º RCMEC de Bela Vista; o vereador Edmilson de Assis de Bodoquena; o vice-presidente da Câmara Municipal de Bodoquena, Nelson de Paula; o vereador e secretário da Câmara Municipal de Bodoquena, Dinho Carvalho; a diretora de departamento de projetos de Jardim, Maria A. Pará; as coordenadoras de escola infantil de Jardim, Márcia Aparecida Neves e Nélia Menezes; o diretor de comunicação da Prefeitura de Jardim, James Jorge Barbosa Flores; o cabo Araújo representando o 2º Grupamento do Corpo de Bombeiro; o 2º tenente do Pelotão da Polícia Militar Ambiental; a coordenadora das séries iniciais de Jardim, Maria Aparecida Nunes; representantes do turismo, dos poderes públicos e privado, entidades da região, a sociedade civil e acadêmicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Nesta sábado (9), Petrocchi estará em Dourados onde ministrará palestra na Conferência Regional de Turismo, a partir das 14h30, na Associação Comercial e Empresarial de Dourados – ACED.

Mário Petrocchi

O professor Mário Petrocchi possui um vasto conhecimento na área de planejamento e gestão do turismo é autor de vários livros e artigos. As publicações de sua autoria são adotados pela maioria dos cursos de Turismo no país e têm sido referência para numerosas dissertações e monografias. Petrocchi é conhecido nacionalmente na área de marketing por ter sido responsável pela elaboração do Plano de Marketing do Turismo Nacional para o Ministério do Turismo.

O resultado dos 20 anos de dedicação conferiu ao capixaba a condição de se tornar um dos mais respeitados especialistas do tema no Brasil. É consultor do Sebrae Nacional, no âmbito do Programa Sebrae de Turismo. Mário é requisitado para prestar consultorias em diversos estados e municípios brasileiros que apostam no turismo como alternativa de geração de emprego e renda.

Serviço:

Reunião: Fórum Regional de Turismo da Grande Dourados

Local: Associação Comercial e Empresarial de Dourados – ACED

Rua Joaquim Teixeira Alves, 1480.

Dia: Sábado (09)

Horário: 14h30

Raquel dos Passos, Assessoria de Comunicação da Fundação de Turismo de MS. 

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.