Ariranha no rio Olho D´Água vence Concurso de Fotografia de Natureza

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, janeiro 14, 2016 as 07:46 | Voltar

Eleita dentre 4.400 inscritas, imagem é de autoria do fotógrafo de Bonito Daniel De Granville.

A foto de uma ariranha no rio Olho D´Água, situado no Recanto Ecológico Rio da Prata em Jardim (MS) foi a grande vencedora do Prêmio Luiz Claudio Marigo, do 1º. Concurso de Fotografia de Natureza da AFNatura – Associação dos Fotógrafos de Natureza.

Além de receber o prêmio máximo, a imagem, clicada pelo biólogo e fotógrafo de natureza de Bonito, Daniel De Granville, venceu a categoria Subaquática e o fotógrafo ainda recebeu uma menção honrosa por uma foto com diversos peixes, também de sua autoria. O concurso contou com as categorias Paisagem Brasileira; Fauna; Flora, Fungos e Pequeno Mundo; Subaquática e O Homem e a Natureza.

Segundo o corpo de jurados, composto pelos fotógrafos Zig Koch (presidente da AFNatura), Fabio Colombini e João Marcos Rosa, pelo jornalista Sérgio Branco (diretor de redação da revista Fotografe Melhor) e pela designer Cristina Veit (ex-diretora de arte da revista National Geographic Brasil), a imagem foi eleita a melhor de todo o concurso por dois motivos: por sua qualidade e pela grande dificuldade que envolve fazer tal registro.

O clique foi feito recentemente pelo fotógrafo, após algumas tentativas iniciadas em 2011. “Passado um longo período sem notícias concretas de sua aparição, há alguns meses os relatos voltaram – e eram cada vez mais frequentes. Sempre dividido entre as obrigações do escritório e a vontade de registrar uma espécie que muito raramente é vista em águas tão claras, há algumas semanas decidi que era hora de fazer mais uma tentativa. Deixei as pendências para o dia seguinte e parti para tentar novas imagens, sendo a foto que ilustra esta postagem o meu registro favorito do dia. Cabe ressaltar que trata-se de uma fêmea, ou seja, não é o mesmo indivíduo que fotografei quatro anos antes”, contou Daniel.

Os demais vencedores da premiação podem ser conhecidos na versão online da revista Fotografe Melhor. A versão impressa será divulgada em janeiro.

Fonte: Bonito Notícias