Diretor-presidente da Fundtur busca liberação de recursos em Brasília

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, novembro 24, 2015 as 12:00 | Voltar

Nesta semana, o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nelson Cintra, está em Brasília cumprindo agenda de trabalhos no Ministério do Turismo. Cintra participa de audiências com secretários e diretores do Ministério do Turismo para apresentar projetos e solicitar a liberação de verbas para o fomento do turismo no Estado.

Na segunda-feira (23), Cintra se reuniu com o secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Neusvaldo Ferreira Lima e o secretário de Políticas Públicas do Ministério do Turismo, Coimbra Júnior, pleiteando a liberação de verbas para a o Projeto de Revitalização do Balneário Municipal de Bonito, elaborado pela gestão municipal. O Balneário Municipal é considerado um dos principais atrativos de Bonito.

A Revitalização prevê a reforma e ampliação do receptivo, reforma dos vestiários e sanitários, reforma dos decks, contenção da margem do Rio Formoso, reforma das quadras de esportes, construção dos quiosques e arena de voleibol, construção de guarita, espaço para o Centro de Atendimento ao Turista e para os guias de turismo, reforma do estacionamento interno e construção do estacionamento externo, pista de ciclismo e acessibilidade, playground e implantação da iluminação.

Na oportunidade, também apresentou e solicitou a liberação de verba para o projeto de revitalização da Praça Antônio Alves Duarte, em Dourados, com implantações de equipamentos. O projeto é proposição do deputado Geraldo Resende (PMDB). A praça é um importante instrumento para realização de eventos que já fazem parte do calendário turístico, além de ser local para a prática de esporte, lazer e de visitação.

Nesta terça-feira (24), solicitou a liberação de recursos financeiros para o Projeto de Implantação de Centro de Atendimento ao Turista (CAT), portal e sinalização para os municípios de Bataguassu, Três Lagoas, Aparecida do Taboado, Mundo Novo, Bataypora, e Ponta Porã, CAT para o Buraco das Piranhas (Corumbá), Costa Rica e Nioaque. Segundo Nelson Cintra, a infraestrutura é prioridade dentro das vertentes de trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela Fundtur-MS. “Dentre elas a sinalização turística, a construção de portais de entrada dos municípios e a estrutura de receptivo com CATs (Centro de Atendimento aos Turistas)”, destacou.

Ainda pela manhã, o diretor presidente da Fundação de Turismo participou de reunião com o diretor dos Estudos e Pesquisas, José Francisco de Salles Lopes, onde discutiu sobre o Observatório de Turismo de Mato Grosso do Sul. “O Observatório do Turismo será uma importante ferramenta para gestão, planejamento e monitoramento do turismo no estado. O observatório vai auxiliar no processo de tomada de decisões”, disse.

Com o diretor de Estudos e Pesquisas do Mtur, José Francisco de Salles Lopes.

Nelson Cintra continua em Brasília participando de uma série de reuniões agendadas no Ministério do Turismo e com autoridades políticas. O objetivo é acelerar a liberação de recursos para obras nas cidades e apressar o andamento de projetos que dependem de verbas do Governo Federal. Nelson Cintra considerou as reuniões positivas. “Estamos tendo a oportunidade de dialogar e mostrar a real necessidade das verbas solicitadas para o fomento do turismo no Estado”, ressaltou.

Tocha Olímpica

O diretor-presidente da Fundtur, Nelson Cintra, aproveitou sua agenda em Brasília para solicitar o diretor de Programas do Ministério do Turismo, Jun Alex Yamamoto, a inserção de destinos de referência turística na passagem da Tocha Olímpica por Mato Grosso do Sul.

12309456_927139843988375_1193001727_n

Da esquerda para direita: O secretário de Políticas Públicas do Ministério do Turismo, Coimbra Júnior, o diretor-presidente da Fundtur-MS, Nelson Cintra e o diretor de Programas do Ministério do Turismo, Jun Alex Yamamoto.

Até agora, o revezamento da Tocha Olímpica “Rio 2016″ poderá passar pelos municípios de Campo Grande, Sidrolândia, Maracaju, Rio Brilhante, Itaporã, Dourados, Ivinhema, Nova Andradina e Bataguassu. A Chama Olímpica é um importante símbolo na história dos Jogos Olímpicos e representa a paz, a união e a amizade. A previsão de chegada da tocha a Mato Grosso do Sul é no dia 25 de junho de 2016 pouco mais de um mês antes do início dos jogos que acontece no dia 5 de agosto de 2016 no Rio de Janeiro.

Raquel dos Passos e Débora Bordin, Assessoria de Comunicação de Fundação de Turismo de MS.