Carnaval nos municípios de Mato Grosso do Sul promete agitar foliões

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, fevereiro 10, 2015 as 10:45 | Voltar

Em todas as regiões de Mato Grosso do Sul a animação está garantida durante os 4 dias de Carnaval. Há opções que vão desde a folia nas cidades, ao descanso e diversão nas diversas atividades do turismo de aventura, lazer e ecoturismo. Entre as 10 Regiões Turísticas formatadas no Estado, os turistas e os sul-mato-grossenses poderão escolher a melhor alternativa, tendo à disposição muita hospitalidade, belas paisagens, opções de agito e sossego, além de uma gastronomia saborosa.

Conforme o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nelson Cintra, Mato Grosso do Sul está preparado para receber o turista, seja o que busca descanso ou o que prefere curtir as festas carnavalescas. “Os municípios estão com programações diversificadas para atender o turista, neste período de festa, que poderá vivenciar destinos incríveis e experiências fantásticas na natureza”, destacou.

Os municípios de Mato Grosso do Sul já estão divulgando a programação da maior festa popular do país. Nas programações estão extensas e diferenciadas opções como os desfiles de escolas de samba, blocos oficiais, circuitos elétricos, cordões carnavalescos, desfiles culturais, matinês para as crianças e bailes em clubes que vão animar as cidades do interior e da capital. Mas quem prefere o sossego e busca descanso poderá escolher os balneários, rios, passeios nos parques da cidade, clubes com piscinas, pousadas que oferecem day use, entre tantas opções de lazer.

Quem curte e gosta de uma boa folia pode escolher um dos municípios sul-mato-grossenses para se divertir no Carnaval. Nos municípios com tradição em festas carnavalescas, as prévias já deram início à festança nos primeiros dias de fevereiro aquecendo a população e os visitantes. As prefeituras já organizam e preparam grandes shows de rua que irão colocar os municípios em clima de folia carnavalesca.
Alguns municípios como Bonito, Coxim, Dourados e Maracaju não haverá Carnaval de rua, mas estão preparados para receber quem quer descansar ou aproveitar as diversas opções de lazer.

Conscientização e defesa dos direitos das crianças

Com o tema “Não desvie o olhar. Fique atento. Denuncie. Proteja nossas crianças e adolescentes da violência”, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) lançou na semana passada, a Campanha Nacional pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes, durante o carnaval. O objetivo da campanha é conscientizar as pessoas sobre a importância de prevenir e denunciar possíveis casos de violação de direitos da população infanto-juvenil neste período de grande movimentação turística no Brasil.

A mobilização do carnaval deste ano abordará o enfrentamento a diversas violações, como violência sexual, maus tratos e negligência. A ação destaca o Disque 100 como o principal canal de recebimento de denúncias sobre violações de direitos humanos do governo federal, além dos conselhos tutelares.

O material de mobilização da campanha está disponível para download: youtu.be/WNt6_uIV3pw

Confira a programação do Carnaval nos municípios:

Campo Grande

A programação do carnaval de Campo Grande acontece entre os dias 14 e 17, na programação, shows com bandas. Nos dias 15 e 17 acontecem as matinês, com início às 17 horas. Já os desfiles dos blocos de rua acontecem nos dia 14 e 15 de fevereiro, a partir das 19 horas, com a saída da avenida Calógeras, em frente ao Armazém Cultural. O desfile do grupo de acesso das escolas de samba será no dia 16 de fevereiro, a partir da 19 horas, na avenida Alfredo Scaff. O desfile do grupo principal será no dia 17, com a apresentação prevista para começar às 19 horas.

Jardim

A festa acontece entre os dias 13 a 17 de fevereiro na Praça do Encontro, as atrações serão shows com as bandas Café Society, Grupo Syntonia e Grupo Chora Cavaco. Jardim oferece também cenários paradisíacos, com destaque das paisagens naturais dos balneários.

Bodoquena

Em Bodoquena acontece o Folia Serrana/2015. Na programação a animação será com duas bandas, entre os dias 13 a 17 de fevereiro, das 21 horas às 4 horas. As matinês serão nos dia 15 e 17 de fevereiro, das 15 horas às 19 horas. A festa popular acontece avenida Manoel Rodrigues de Oliveira, Centro, em frente à Praça Liberdade.

Aparecida do Taboado

O município garante muita festa, folia e diversão no 3º Verão Folia 2015. O evento acontece entre os dias 14 e 17 de fevereiro, na Praça do Santuário, a partir das 22 horas. A animação fica com a Banda Santa Efigênia.

Camapuã

O tradicional carnaval de rua de Camapuã: 7ª Camafolia, acontece nos dias 14 a 17 a partir das 23 horas com a Banda Lis. A matinê será no dia 17, a partir das 16 horas. O evento será na Praça Ernesto Solon Borges.

Santa Rita do Pardo

O Santa Folia acontece entre os 15 e 17, com as Bandas Ravena e Gang na Balada e promete muita agitação.

Miranda

O tradicional Carnamiranda acontece entre os dias 13 à 17 horas, no sambódromo municipal. A Banda Pizindim vai animar os foliões.

Sonora

O 2º Carna Sonora, dos dias 13 a 17 de fevereiro a festa acontece no Balneário Municipal, serão duas noites e três matinês com a Banda Axé que é Bom-Os Filhos de Sonora.

Costa Rica

O tradicional carnaval de Costa Rica terá participação de Rapazola e Naldo Benny. O 12° Costa Folia será realizado de 13 a 17 de fevereiro de 2015, no Centro de Eventos Ramez Tebet, com entrada franca. Serão quatro dias de shows, duas matinês, desfile de blocos, entre outras atrações. A Banda Afrodite que irá animar os foliões nas quatro noites (13 a 16) e duas matinês (15 e 17). E ainda, o DJ Rodrigo Vieira que estará fazendo o encerramento das quatro noites de folia (13 a 16).

Paranaíba

A festa será no Centro Delcídio do Amaral (Praça do Carnaíba), localizado na Avenida Major Francisco Faustino Dias. O Carnaíba 2015, maior carnaval popular de Mato Grosso do Sul, acontece entre os 13 a 16 de Fevereiro. Paranaíba estará em festa, recebendo público de todo o estado, além dos vizinhos São Paulo, Minas Gerais e Goiás.

Rio Verde

Rio Verde Folia 2015-Um Banho de Alegria, de 13 a 17 de fevereiro, na Praça das Américas, a partir às 22 horas. A matinê acontece no domingo, das 15 às 19 horas.

Rio Brilhante

O CarnaRio deste ano terá como tema “Amor e Paz” e acontecerá de 13 a 17 de fevereiro na avenida Lourival Barbosa em frente ao Clube Caiuás com bailes, matinês, desfile de blocos, concurso da rainha e premiações. Na abertura oficial do evento(13) a atração principal será o cantor Naldo Benny.

A prefeitura de Rio Brilhante realiza nesta sexta-feira(13), a partir das 9 horas da manhã a caminhada “Faça Barulho! Dê um Basta ao Ciclo de Violência” alusiva à campanha do “Carnaval-Amor e Paz”. A caminhada está sendo organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e visa o enfrentamento e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Com saída no Posto de Combustível Mangueiras percorrerá várias ruas da cidade. Participam da caminhada membros do CRAS, CREAS, Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente e Conselho Tutelar.

Corumbá

O Carnaval de Corumbá é um dos mais tradicionais e requisitados de toda Região Centro-Oeste. Tem como ponto alto os desfiles de escola de samba, shows, blocos e cordões carnavalescos. As prévias já agitam a cidade e tem atraído um grande número de foliões.

No dia 11 tem a descida dos Blocos Sandálias de Frei Mariano, às 20 horas. Na quinta-feira (12), Bloco dos Fusqueiros, a partir das 20 horas. Ainda na passarela do samba, na Frei mariano e avenida General Rondon, a partir das 22 horas, começa a descida dos Blocos Sujos. O desfile de fantasias acontece no Corumbaense Futebol Clube, às 20 horas.

Na sexta-feira (13), a principal atração é o Bloco de sujos, que arrasta milhares de foliões pela pela General Rondon. O show popular na Praça Generoso Ponce começa às 22 horas e traz muitas atrações.

No sábado (14), o Carnaval de Albuquerque começa às 16 horas com o Baile Infantil, no Centro Comunitário de Albuquerque. O Show Baile no distrito terá início às 20 horas. Na General Rondon, o desfile dos Blocos Oficiais começa às 20h30, enquanto o show popular terá início às 03 horas.

Domingo (15) é dia do desfile do Bloco Afoxé Muzenza Pantaneiro, às 19 horas, e das Escolas de Samba do Grupo de Acesso, às 20h30. Na rua Dom Aquino (entre a Major Gama e Firmo de Matos) o desfile é do Bloco Independente-Biriguis, às 23 horas. Já o show local, acontece no Placo Central, na Praça Generoso Ponce, às 3 horas.

Na segunda-feira, 16 de fevereiro, é dia do desfile das Escolas de Samba do primeiro Grupo, às 20h30. Na Rua Frei Mariano-Riachuelo, o Bloco Independente -Os Guerreiros, às 23 horas anima os foliões. Já o show local, acontece no Placo Central, na Praça Generoso Ponce, às 3 horas.

A terça-feira (17) é reservada para o Desfile Cultural, que começa às 20 horas, com os Bonecões. A Corte de Momo, o Corso (carros antigos), desfile de Fuscas, Ala das Pastoras, Ala dos Marinheiros, Bloco do Frevo, e os Cordões Carnavalescos Cinelândia, Cravo Vermelho, Flor de Corumbá, Paraíso dos Foliões também se apresentam na mesma noite, assim como o Bloco dos Palhaços e o Bloco Independente – Afoga o Ganso. O Show Local começa às 00h30min.

Fonte: Fundtur / Raquel dos Passos

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.